TJES - 5000510-39.2022.8.08.0007
2ª instância - Câmara / Desembargador(a) Gab. Desemb. Janete Vargas Simoes - Vitoria
Processos Relacionados - Outras Instâncias
Polo Ativo
Partes
Polo Passivo
Partes
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
-
06/09/2025 00:00
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 05/09/2025
-
05/09/2025 00:00
Intimação
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PODER JUDICIÁRIO PROCESSO Nº 5000510-39.2022.8.08.0007 APELAÇÃO CÍVEL (198) APELANTE: ADEMIR PEREIRA EMERIKC e outros (2) APELADO: DIOMAR BARBOSA EMERICK e outros (3) RELATOR(A):JANETE VARGAS SIMOES ______________________________________________________________________________________________________________________________________________ EMENTA EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL – AÇÃO DE CUMPRIMENTO PROVISÓRIO DE SENTENÇA – DESISTÊNCIA DA EXECUÇÃO – ART. 775 DO CPC – POSSIBILIDADE INDEPENDENTEMENTE DA ANUÊNCIA DO EXECUTADO – PRINCÍPIO DA DISPONIBILIDADE DA EXECUÇÃO – HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS – ART. 90 DO CPC – RECURSO ADESIVO – MAJORAÇÃO DOS HONORÁRIOS – IMPOSSIBILIDADE.
RECURSOS DESPROVIDOS. 1.
O art. 775 do Código de Processo Civil consagra o princípio da disponibilidade da execução, permitindo que o exequente desista da execução, no todo ou em parte, independentemente da anuência do executado, mesmo após a apresentação de impugnação ou embargos. 2.
A desistência da execução não afasta a aplicação da regra do art. 90 do CPC, que impõe à parte que desistiu o pagamento das despesas processuais e dos honorários advocatícios. 3.
O percentual de honorários advocatícios fixado em 10% sobre o valor atualizado da causa está em consonância com o mínimo legal previsto no §2º do art. 85 do CPC e guarda proporcionalidade com o trabalho desempenhado e o valor da causa. 4.
Incabível a fixação de honorários por equidade quando o valor da condenação, do proveito econômico ou da causa for elevado, ou quando o valor dos honorários se mostrar razoável em relação ao trabalho do advogado, nos termos do art. 85, §8º, do CPC. 5.
Recursos conhecidos e desprovidos.
Vitória, 18 de agosto de 2025.
RELATORA ______________________________________________________________________________________________________________________________________________ ACÓRDÃO Decisão: À unanimidade, conhecer e negar provimento aos recursos, nos termos do voto do Relator. Órgão julgador vencedor: Gabinete Desª.
JANETE VARGAS SIMÕES Composição de julgamento: Gabinete Desª.
JANETE VARGAS SIMÕES - JANETE VARGAS SIMOES - Relator / Gabinete Des.
EWERTON SCHWAB PINTO JÚNIOR - EWERTON SCHWAB PINTO JUNIOR - Vogal / Gabinete Des.
JÚLIO CESAR COSTA DE OLIVEIRA - JULIO CESAR COSTA DE OLIVEIRA - Vogal VOTOS VOGAIS Gabinete Des.
EWERTON SCHWAB PINTO JÚNIOR - EWERTON SCHWAB PINTO JUNIOR (Vogal) Acompanhar Gabinete Des.
JÚLIO CESAR COSTA DE OLIVEIRA - JULIO CESAR COSTA DE OLIVEIRA (Vogal) Acompanhar ______________________________________________________________________________________________________________________________________________ RELATÓRIO Apelação Cível n. 5000510-39.2022.8.08.0007 Apelantes/Apelados: Ademir Pereira Emerick e Odilon Emerick Apelados/Apelantes: Diomar Barbosa Emerick e Loudana Emerick Knupp Relatora: Desembargadora Janete Vargas Simões RELATÓRIO Cuida-se de recursos de apelação cível interpostos contra a sentença de id. 12241786, proferida pelo Juízo da 1ª Vara Cível de Baixo Guandu nos autos da ação de cumprimento provisório de sentença ajuizada por Ademir Pereira Emerick e Odilon Emerick em desfavor de Diomar Barbosa Emerick e Natalino Pancine, na qual o Magistrado de origem julgou o extinto o feito, sem resolução do mérito, com fulcro nos incisos VI e VIII do art. 485 do CPC, e condenou os exequentes ao pagamento das custas processuais e de honorários advocatícios, fixados em dez por cento sobre o valor atualizado da causa, em favor do patrono do executado Diomar Barbosa Emerick.
Nas razões recursais de id. 12241788, Ademir Pereira Emerick e Odilon Emerick sustentam em síntese que: (a) a desistência do cumprimento provisório de sentença decorreu da propositura de cumprimento definitivo mais abrangente, não havendo perda de objeto nem prejuízo aos executados; (b) não se justifica a condenação em honorários sucumbenciais, pois não houve apreciação do mérito nem acolhimento de impugnação; (c) a desistência, nos termos do art. 775 do CPC, independe da anuência do executado; (d) caso mantida a condenação, requerem a redução da verba honorária por equidade.
Por sua vez, Loudana Emerick Knupp interpôs recurso adesivo de id 12241794, postulando a majoração dos honorários advocatícios com fundamento na resistência recursal e na relevância do trabalho desempenhado, além de pleitear os benefícios da justiça gratuita.
Contrarrazões apresentadas nos ids. 12241794 e 14557593. É o relatório.
Inclua-se em pauta de julgamento.
Vitória-ES, 28 de maio de 2025.
Desembargadora Janete Vargas Simões Relatora _______________________________________________________________________________________________________________________________________________ NOTAS TAQUIGRÁFICAS ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VOTO VENCEDOR VOTO Inicialmente, registro que por restarem preenchidos os requisitos legais estabelecidos nos arts. 98 e seguintes do CPC, especialmente diante dos documentos constante dos autos, que atestam a veracidade da declaração de hipossuficiência id 12241796, defiro o pedido de gratuidade da justiça formulado por Loudana Emerick Knupp.
Passo a analisar o mérito recursal.
Conforme relatado, a sentença recorrida (id 12241786) julgou o extinto o feito, sem resolução do mérito, com fulcro nos incisos VI e VIII do art. 485 do CPC, e condenou os exequentes ao pagamento das custas processuais e de honorários advocatícios, fixados em dez por cento sobre o valor atualizado da causa, em favor do patrono do executado Diomar Barbosa Emerick.
A irresignação das partes se volta, respectivamente, contra (i) a imposição de pagamento de honorários advocatícios pelos exequentes; e (ii) o percentual fixado, devendo o mesmo ser majorado, com fundamento na resistência recursal e na relevância do trabalho desempenhado pelo procurador dos executados. É incontroverso que a demanda de cumprimento provisório foi ajuizada apenas por dois dos três credores reconhecidos na sentença exequenda, com objeto restrito a parte incontroversa da condenação.
Posteriormente, os mesmos credores, em conjunto com o terceiro credor (Ronaldo Emerick), ajuizaram cumprimento definitivo de sentença, abrangendo o título judicial em sua integralidade, o que motivou o pedido de desistência da execução provisória.
Ocorre que, à época do pedido de desistência, a relação processual já havia se formado com a citação de Diomar Barbosa Emerick, o qual apresentou impugnação.
Em tais casos, aplica-se a regra do art. 775 do CPC que encarta o princípio da disponibilidade da execução, sendo certo que a desistência da execução pode ser exercida pelo exequente sem necessidade de anuência do executado.
Nesse sentido é a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça: PROCESSUAL CIVIL.
ADMINISTRATIVO.
SERVIDOR PÚBLICO.
ALEGAÇÃO DE INCOMPLETUDE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL.
INOCORRÊNCIA.
PEDIDO DE DESISTÊNCIA DA EXECUÇÃO APÓS O MANEJO DE EMBARGOS PELO DEVEDOR.
CONDICIONAMENTO DA HOMOLOGAÇÃO À CONCORDÂNCIA DO EXECUTADO.
DESCABIMENTO.
PREVALÊNCIA DO PRINCÍPIO DA DISPONIBILIDADE DA EXECUÇÃO.
INTELIGÊNCIA DO ART. 775, CAPUT, DO CPC.
PRÉVIA RENÚNCIA DO EXEQUENTE AO DIREITO SOBRE O QUAL SE FUNDA A AÇÃO.
CASO CONCRETO.
INAPLICABILIDADE DO ART. 3º DA LEI 9.469/1997.
RECURSO DO EXEQUENTE PROVIDO. [...] 3.
Acerca do princípio da disponibilidade da execução, assim ensinou o saudoso Ministro TEORI ZAVASCKI: "Um dos princípios informativos do processo de execução é o da disponibilidade: a execução tem por única finalidade a satisfação do crédito, de modo que sua razão de ser está relacionada exclusivamente ao interesse e ao proveito do credor, que dela pode dispor [...] podendo dela desistir, no todo ou em parte, independentemente da concordância do executado, que se presume" (Comentários ao Código de Processo Civil: arts. 771 ao 796.
Coords.
Marinoni, Arenhart e Mitidiero.
São Paulo: RT, 2016, vol.
XII, p. 52-53). 4.
O princípio da disponibilidade da execução exsurge encartado no caput do art. 775 do CPC, sendo certo que a hipótese contida no inciso II de seu parágrafo único, no que postula a concordância do executado/embargante, não se refere à desistência do processo de execução, mas à extinção da impugnação ou dos embargos atrelados à respectiva execução, quando versarem sobre questões não processuais. 5.
Considerando-se que na execução não se discute o direito material da parte exequente, porquanto já reconhecido em decisão judicial transitada em julgado, mostra-se incompatível com tal realidade exigir que, para desistir da ação de execução, deva o exequente renunciar também ao direito material anteriormente validado em seu favor. [...] 7.
Recurso especial da parte exequente conhecido e provido. (REsp n. 1.769.643/PE, relator Ministro Sérgio Kukina, Primeira Turma, julgado em 7/6/2022, DJe de 14/6/2022.) Nada obstante, essa faculdade não afasta a aplicação da regra expressa no art. 90, caput, do CPC, no sentido de que “Proferida sentença com fundamento em desistência, em renúncia ou em reconhecimento do pedido, as despesas e honorários advocatícios serão pagos pela parte que desistiu, renunciou ou reconheceu”.
Correta, portanto, a sentença recorrida que impôs aos exequentes, em razão da desistência formulada nos autos, o ônus da sucumbência.
Também não merece reparos a sentença, no que tange ao percentual arbitrado a título de honorários advocatícios, fixado em 10% (dez por cento) sobre o valor da causa, porquanto está em consonância com o mínimo legal previsto no §2º do art. 85 do CPC e guarda proporcionalidade com o trabalho desempenhado e o valor da causa.
O critério de equidade previsto no §8º do referido artigo está adstrito às hipóteses em que o proveito econômico for inestimável ou irrisório ou, ainda, quando o valor da causa for muito baixo, não que não se verifica no presente caso (REsp n. 1.644.077/PR, relator Ministro Herman Benjamin, relator para acórdão Ministro Og Fernandes, Corte Especial, julgado em 16/3/2022, DJe de 31/5/2022).
Pelas mesmas razões, não prospera a pretensão encartada no recurso adesivo de Loudana Emerick, que postula a majoração dos honorários.
Diante do exposto, conheço dos recursos e a ambos nego provimento.
Majoro os honorários advocatícios devidos pelos exequentes, ora apelantes, de 10% (dez por cento) para 11% (onze por cento) sobre o valor da causa, nos termos do art. 85, §11 do CPC. É como voto. _________________________________________________________________________________________________________________________________ VOTOS ESCRITOS (EXCETO VOTO VENCEDOR) DES.
EWERTON SCHWAB PINTO JUNIOR: Acompanhar.
Gabinete Desembargador Júlio César Costa de Oliveira Sessão Virtual 18.08.2025.
Acompanho o respeitável voto de Relatoria. -
04/09/2025 13:17
Expedição de Intimação - Diário.
-
03/09/2025 18:55
Conhecido o recurso de ADEMIR PEREIRA EMERIKC - CPF: *10.***.*10-82 (APELANTE) e ODILON EMERICK - CPF: *24.***.*06-91 (APELANTE) e não-provido
-
26/08/2025 14:22
Juntada de Certidão - julgamento
-
26/08/2025 13:28
Deliberado em Sessão - Julgado - Mérito
-
05/08/2025 13:30
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 05/08/2025
-
04/08/2025 16:10
Inclusão em pauta para julgamento de mérito
-
29/07/2025 18:09
Processo devolvido à Secretaria
-
29/07/2025 18:09
Pedido de inclusão em pauta
-
08/07/2025 04:22
Conclusos para decisão a JANETE VARGAS SIMOES
-
04/07/2025 23:55
Juntada de Petição de contrarrazões
-
26/06/2025 00:00
Decorrido prazo de ODILON EMERICK em 25/06/2025 23:59.
-
26/06/2025 00:00
Decorrido prazo de ADEMIR PEREIRA EMERIKC em 25/06/2025 23:59.
-
20/06/2025 00:00
Publicado Despacho em 11/06/2025.
-
20/06/2025 00:00
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 10/06/2025
-
10/06/2025 00:07
Publicado Despacho em 02/06/2025.
-
10/06/2025 00:07
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 30/05/2025
-
10/06/2025 00:00
Decorrido prazo de DIOMAR BARBOSA EMERICK em 09/06/2025 23:59.
-
09/06/2025 14:12
Expedição de Intimação - Diário.
-
09/06/2025 14:05
Expedida/certificada a comunicação eletrônica
-
09/06/2025 09:43
Publicado Despacho em 02/06/2025.
-
06/06/2025 15:47
Juntada de Petição de Petição (outras)
-
31/05/2025 00:00
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 30/05/2025
-
29/05/2025 19:00
Expedição de Intimação - Diário.
-
29/05/2025 18:58
Expedição de Intimação - Diário.
-
28/05/2025 19:04
Processo devolvido à Secretaria
-
28/05/2025 19:04
Proferido despacho de mero expediente
-
15/05/2025 18:20
Conclusos para decisão a JANETE VARGAS SIMOES
-
13/05/2025 10:01
Juntada de Petição de juntada de guia
-
06/05/2025 16:03
Expedição de Intimação - Diário.
-
05/05/2025 19:03
Processo devolvido à Secretaria
-
05/05/2025 19:03
Proferido despacho de mero expediente
-
18/02/2025 15:04
Conclusos para despacho a JANETE VARGAS SIMOES
-
18/02/2025 15:04
Recebidos os autos
-
18/02/2025 15:04
Remetidos os Autos (outros motivos) da Distribuição ao 1ª Câmara Cível
-
18/02/2025 15:02
Expedição de Certidão.
-
18/02/2025 14:50
Redistribuído por encaminhamento em razão de Determinação judicial
-
18/02/2025 14:50
Recebidos os autos
-
18/02/2025 14:50
Remetidos os Autos (por declínio de competência entre instâncias do mesmo tribunal) da Distribuição ao Tribunal de Justiça
-
18/02/2025 12:20
Recebido pelo Distribuidor
-
18/02/2025 12:20
Remetidos os Autos (outros motivos) para Distribuição
-
17/02/2025 20:28
Processo devolvido à Secretaria
-
17/02/2025 20:28
Determinação de redistribuição por prevenção
-
17/02/2025 12:48
Recebidos os autos
-
17/02/2025 12:48
Conclusos para despacho a RAPHAEL AMERICANO CAMARA
-
17/02/2025 12:48
Distribuído por sorteio
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
18/02/2025
Ultima Atualização
06/09/2025
Valor da Causa
R$ 0,00
Documentos
Acórdão • Arquivo
Acórdão • Arquivo
Relatório • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Decisão • Arquivo
Decisão • Arquivo
Decisão • Arquivo
Decisão • Arquivo
Sentença • Arquivo
Sentença • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Impugnação ao Cumprimento de Sentença • Arquivo
Impugnação ao Cumprimento de Sentença • Arquivo
Impugnação ao Cumprimento de Sentença • Arquivo
Impugnação ao Cumprimento de Sentença • Arquivo
Despacho • Arquivo
Despacho • Arquivo
Informações relacionadas
Processo nº 5000478-78.2024.8.08.0002
Sebastiao Humberto Menezes
Banco Bmg SA
Advogado: Stephanie La Ferrari
1ª instância - TJES
Ajuizamento: 13/03/2024 15:50
Processo nº 5000451-02.2021.8.08.0067
Marco Antonio da Silva
Jose Augusto Gomes Del Caro
Advogado: Vinicius Alexandre Vieira de Amorim
2ª instância - TJES
Ajuizamento: 09/06/2025 14:58
Processo nº 5000498-97.2023.8.08.0004
123 Viagens e Turismo LTDA (123 Milhas)
Valter Jorge Salarini
Advogado: Jakeline Petri Salarini
2ª instância - TJES
Ajuizamento: 17/11/2023 15:16
Processo nº 5000489-45.2022.8.08.0013
Ednea Maria Altoe
Banco do Estado do Espirito Santo
Advogado: Fabricio Taddei Ciciliotti
1ª instância - TJES
Ajuizamento: 05/04/2022 17:37
Processo nº 5000507-44.2024.8.08.0030
Keila Monte Belo Rocha
Unimed Vitoria Cooperativa de Trabalho M...
Advogado: Edinan de Almeida Preisigke
2ª instância - TJES
Ajuizamento: 02/10/2024 13:41