TJMA - 0805738-25.2021.8.10.0040
1ª instância - 1ª Vara da Fazenda Publica de Imperatriz
Processos Relacionados - Outras Instâncias
Polo Ativo
Partes
Polo Passivo
Advogados
Nenhum advogado registrado.
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
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27/05/2025 08:45
Juntada de petição
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22/04/2024 18:07
Arquivado Definitivamente
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06/03/2024 08:49
Recebidos os autos
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06/03/2024 08:49
Juntada de decisão
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27/06/2022 12:20
Remetidos os Autos (em grau de recurso) para ao TJMA
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30/03/2022 12:03
Juntada de contrarrazões
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26/03/2022 11:02
Publicado Intimação em 24/03/2022.
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26/03/2022 11:02
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 23/03/2022
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22/03/2022 13:28
Enviado ao Diário da Justiça Eletrônico
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22/03/2022 13:28
Enviado ao Diário da Justiça Eletrônico
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22/03/2022 13:28
Expedição de Comunicação eletrônica.
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22/03/2022 13:26
Juntada de ato ordinatório
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15/10/2021 10:58
Juntada de apelação cível
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11/10/2021 05:46
Decorrido prazo de SOLANGE FEITOSA PEREIRA em 08/10/2021 23:59.
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11/10/2021 05:46
Decorrido prazo de RUDINEY PINTO DE SOUZA em 08/10/2021 23:59.
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11/10/2021 05:46
Decorrido prazo de MARIA CLEUDENE LIMA DOS SANTOS em 08/10/2021 23:59.
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11/10/2021 05:46
Decorrido prazo de MARIA EDNA NOGUEIRA MORAIS em 08/10/2021 23:59.
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11/10/2021 05:46
Decorrido prazo de RISE MARIELLY MOURA SILVA em 08/10/2021 23:59.
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08/10/2021 17:46
Juntada de apelação
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24/09/2021 07:45
Publicado Intimação em 17/09/2021.
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24/09/2021 07:45
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 16/09/2021
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16/09/2021 00:00
Intimação
Processo Eletrônico nº: 0805738-25.2021.8.10.0040 Classe CNJ: PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL (7) Requerente(s): LUCINEIDE DOS SANTOS MARINHO e outros (5) Advogado(s): Advogado(s) do reclamante: MARCOS PAULO AIRES Requerido(s): MUNICIPIO DE IMPERATRIZ Advogados(s): Vistos, etc.
Cuida-se de Ação de Obrigação de Fazer c/c Cobrança ajuizada por AUTOR: LUCINEIDE DOS SANTOS MARINHO, MARIA CLEUDENE LIMA DOS SANTOS, MARIA EDNA NOGUEIRA MORAIS, RISE MARIELLY MOURA SILVA, RUDINEY PINTO DE SOUZA, SOLANGE FEITOSA PEREIRA em face do MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, aduzindo, em síntese, que é servidor público municipal, exercendo regularmente suas funções, conforme documentação comprobatória nos autos.
Sustenta que nesse período teve incorporado em seus proventos adicional por tempo de serviço, contudo de forma indevida, vez que a base de calculo e alíquotas aplicadas não obedecem forma prescrita em lei.
Assim, pugna pelo pagamento, em parcela única, do montante relativo ao adicional por tempo de serviço, retido indevidamente, instruindo o pedido com os documentos acostados à inicial.
Devidamente citado, o Município de Imperatriz contestou, pugnando, em síntese, pela improcedência dos pedidos iniciais.
Réplica encartada aos autos.
Autos conclusos.
Relatados, decido.
Inicialmente, o feito comporta julgamento antecipado na forma do art. 355, I, do CPC uma vez que dispensa dilação probatória.
Infere-se que todo o impasse interpretativo em torno da discussão instaurada no presente feito, e de outros diversos de igual natureza, se dá em razão do contido na redação do art. 80, inciso V, da Lei Orgânica do Município de Imperatriz, que assim dispõe: "art. 80 - O Município assegura aos servidores públicos, além de outros que visem a melhoria de sua condição social, os seguintes direitos: (...) V - adicional por tempo de serviço na base de 2% (dois por cento) ao ano, no máximo em 50% (cinquenta por cento) (...)" Note-se que apesar da possibilidade legal de incorporação, ao vencimento, dos adicionais previstos no inciso V, art. 80 da Lei Orgânica do Município, vislumbra-se que não houve, por parte do legislador municipal, disposição expressa no sentido de determinar a integração do sobredito adicional com base na remuneração do autor.
Denota-se que se essa foi a pretensão do legislador, não se encontra efetivamente delineada na lei, razão pela qual não se pode conferir interpretação extensiva ao dispositivo, mormente porque em dissonância com a Constituição Federal e demais normas acerca da mesma espécie, sob pena de, caso acolhida, ocorrer ofensa ao princípio da legalidade.
No que concerne a fórmula de calculo utilizada para pagamento do Adicional por Tempo de Serviço, registra-se, desde logo, que as partes foram intimadas sobre eventuais provas que pretendiam produzir, pugnando, ambas, pelo julgamento do processo no estado em que se encontra.
A lei orgânica do município prevê, no art. 80, V, como direito do servidor público, o adicional por tempo de serviço, nos seguintes termos: "art. 80 - O Município assegura aos servidores públicos, além de outros que visem a melhoria de sua condição social, os seguintes direitos: (...) V - adicional por tempo de serviço na base de 2% (dois por cento) ao ano, no máximo em 50% (cinquenta por cento) (...)" Note-se que o sobredito artigo dispõe que o adicional por tempo de serviço será pago automaticamente, pelo simples decurso do tempo (anuênio) e nas porcentagens descritas, cuidando-se portanto de norma de eficacia plena e aplicabilidade imediata, pelo que, considerando as fichas financeiras (id. 7063066), a autora tem direito aos anuênios adquiridos, na forma de 02 % ao ano limitados a 50%.
O Município, por sua vez, não se desvencilhou do ônus de provar que pagou o adicional por tempo de serviço, na forma prescrita em lei (02% ao ano).
Assim, como não houve demonstração da implantação e do pagamento dos anuênios pelo ente público, nos termos do art. 373, II, do CPC, impõe-se reconhecer o direito da servidora ao referido adicional, bem como aos valores retroativos não alcançados pela prescrição quinquenal, devendo, para tanto, serem apurados em liquidação de sentença.
Isto Posto, e por tudo mais que dos autos constam, nos termos do art. 487, I, CPC, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE O PEDIDO, para reconhecer o direito da parte autora ao recebimento do adicional por tempo de serviço na razão de 02% ao ano, limitados a 50% a incidir sobre o salário-base, devendo, no entanto, serem os valores apurados em liquidação de sentença, respeitada a prescrição quinquenal a contar do ajuizamento da ação.
Juros moratórios a partir da citação, segundo o índice de remuneração da caderneta de poupança (artigo 1º-F da Lei 9.494/1997 com a redação dada pela Lei 11.960/2009) e correção monetária pelo IPCA-E, a partir de quando deveriam ter sido pagas as parcelas remuneratórias (RE 870947).
Os honorários advocatícios também serão apurados em fase de liquidação, nos termos do artigo 85, §4º, II do CPC.
Sem custas.
Sentença sujeita ao duplo grau de jurisdição.
Com o trânsito em julgado, arquivem-se.
P.R.I.C.
Imperatriz/MA, 31 de agosto de 2021.
Juiz JOAQUIM da Silva Filho Titular da 1ª Vara da Fazenda Pública - 
                                            
15/09/2021 11:14
Enviado ao Diário da Justiça Eletrônico
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15/09/2021 11:14
Expedição de Comunicação eletrônica.
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31/08/2021 10:34
Julgado procedente em parte do pedido
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27/08/2021 11:11
Conclusos para despacho
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27/08/2021 11:10
Juntada de Certidão
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05/08/2021 21:24
Decorrido prazo de MUNICIPIO DE IMPERATRIZ em 12/07/2021 23:59.
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19/05/2021 17:08
Expedição de Comunicação eletrônica.
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18/05/2021 10:06
Proferido despacho de mero expediente
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26/04/2021 10:45
Conclusos para despacho
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23/04/2021 22:09
Distribuído por sorteio
 
Detalhes
                                            Situação
                                            Ativo                                        
                                            Ajuizamento
                                            23/04/2021                                        
                                            Ultima Atualização
                                            13/12/2023                                        
                                            Valor da Causa
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