TRF2 - 5001372-78.2020.4.02.5116
1ª instância - 5ª Turma Recursal - Juiz Relator 1 - Rj
Polo Passivo
Advogados
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
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19/09/2025 15:09
Juntado(a)
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19/09/2025 14:52
Expedição de Carta de Ordem/Precatória/Rogatória
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19/09/2025 14:41
Expedição de Mandado - RJMACSECMA
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19/09/2025 12:58
Expedição de ofício
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19/09/2025 12:58
Expedição de ofício
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17/09/2025 16:29
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 73
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17/09/2025 15:58
Juntada de Petição
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17/09/2025 02:06
Publicado no DJEN - no dia 17/09/2025 - Refer. ao Evento: 73
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17/09/2025 02:06
Publicado no DJEN - no dia 17/09/2025 - Refer. ao Evento: 73
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17/09/2025 02:05
Publicado no DJEN - no dia 17/09/2025 - Refer. ao Evento: 73
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16/09/2025 02:04
Disponibilizado no DJEN - no dia 16/09/2025 - Refer. ao Evento: 73
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16/09/2025 02:04
Disponibilizado no DJEN - no dia 16/09/2025 - Refer. ao Evento: 73
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16/09/2025 02:04
Disponibilizado no DJEN - no dia 16/09/2025 - Refer. ao Evento: 73
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16/09/2025 00:00
Intimação
PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL Nº 5001372-78.2020.4.02.5116/RJ AUTOR: MARCOS ANTONIO MATA SILVEIRAADVOGADO(A): LIZ THOMAZ TOLISANO (OAB RJ137008)ADVOGADO(A): LUIS THOMAZ TOLISANO (OAB RJ134393) DESPACHO/DECISÃO Considerando os termos do julgado de evento 60, que determinou o cômputo da competência de 01/2004 e anulou em parte a sentença apenas quanto ao pedido de reconhecimento da especialidade dos períodos de 01/02/2004 a 30/04/2006, de 05/03/2007 a 10/02/2011 e de 18/08/2015 a 01/12/2016, determino a reabertura da instrução processual.
Expeçam-se ofícios às empresas Sisnergy e UTC Engenharia, requerida no evento 41, PET1.
Com a resposta, intimem-se às partes para manifestação, no prazo de 10 dias, e, após, dê-se nova vista às partes, em réplica, por igual prazo.
Por fim, venham-me conclusos para julgamento. -
15/09/2025 15:04
Expedida/certificada a intimação eletrônica
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15/09/2025 15:04
Expedida/certificada a intimação eletrônica
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15/09/2025 15:04
Determinada a intimação
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15/09/2025 14:49
Conclusos para decisão/despacho
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12/09/2025 09:17
Juntada de Petição
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12/09/2025 06:05
Remetidos os Autos ao JEF de Origem - RJRIOTR05G03 -> RJMAC01
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12/09/2025 06:05
Transitado em Julgado - Data: 12/9/2025
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12/09/2025 01:02
Decorrido prazo - Refer. ao Evento: 62
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04/09/2025 01:05
Decorrido prazo - Refer. ao Evento: 61
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21/08/2025 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 62
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13/08/2025 02:17
Publicado no DJEN - no dia 13/08/2025 - Refer. ao Evento: 61
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12/08/2025 02:11
Disponibilizado no DJEN - no dia 12/08/2025 - Refer. ao Evento: 61
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12/08/2025 00:00
Intimação
RECURSO CÍVEL Nº 5001372-78.2020.4.02.5116/RJ RECORRENTE: MARCOS ANTONIO MATA SILVEIRA (AUTOR)ADVOGADO(A): LIZ THOMAZ TOLISANO (OAB RJ137008)ADVOGADO(A): LUIS THOMAZ TOLISANO (OAB RJ134393) DESPACHO/DECISÃO DECISÃO monocrática PREVIDENCIÁRIO.
CÔMPUTO ESPECIAL DO TEMPO TRABALHADO COM EXPOSIÇÃO A RUÍDO ACIMA DOS LIMITES DE TOLERÂNCIA.
CÔMPUTO DE PERÍODOS COM RECOLHIMENTO ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO.
SENTENÇA QUE JULGOU O PEDIDO PROCEDENTE EM PARTE.
A PARTE AUTORA, EM RECURSO (EVENTO 52, RECLNO1), ALEGOU (I) QUE OS PERÍODOS DE 01/02/2004 A 30/04/2006 E DE 05/03/2007 A 10/02/2011, TRABALHADSO NA EMPRESA UTC ENGENHARIA S/A, É ESPECIAL, JÁ QUE OS PPP APRESENTADOS INDICAM EXPOSIÇÃO A RUÍDO ACIMA DO LIMITE DE TOLERÂNCIA; (II) QUE EXERCEU O CARGO DE "ASSISTENTE TÉCNICO DE TUBULAÇÃO" EM EMPRESA DE PETRÓLEO (OPERAÇÃO OFF-SHORE), SENDO NOTÓRIA A EXPOSIÇÃO A RUÍDO EM PLATAFORMA DE PETRÓLEO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE TUBULAÇÃO; (III) QUE, POR ERRO DE PREENCHIMENTO, NÃO CONSTAM OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS POR TODOS OS PERÍODOS; (IV) QUE TENTOU CONTATO COM A EMPRESA, MAS NÃO CONSEGUIU, NÃO PODENDO O AUTOR SER PREJUDICADO PELO PREENCHIMENTO EQUIVOCADO PELA EMPRESA, QUE O FAZ DE FORMA UNILATERAL; (V) QUE O PERÍODO DE 18/08/2015 A 01/12/2016, EM QUE TRABALHOU NA EMPRESA OENGENHARIA LTDA, DEVE SER RECONHECIDO ESPECIAL, POR EXPOSIÇÃO A RUPIDO E FUMOS METÁLICOS; E (VI) QUE OS PERÍODOS DE 01/11/2003 A 31/01/2004 E 01/11/2006 A 30/11/2006, RECOLHIDOS ABAIXO DO VALOR MÍNIMO PELAS EMPRESAS EMPREGADORAS, DEVEM SER COMPUTADOS.
PERÍODOS DE 01/02/2004 A 30/04/2006, DE 05/03/2007 A 10/02/2011 E DE 18/08/2015 A 01/12/2016: COMO OS PPP APRESENTADOS NÃO COMPROVAM A ESPECIALIDADE DOS PERÍODOS VINDICADOS E O AUTOR NARROU DIFICULDADE EM OBTER O LTCAT DIRETAMENTE COM A EMPRESA, DEVERIA TER SIDO DEFERIDO O REQUERIMENTO DE DILIGÊNCIA ÀS EMPRESA UTC ENGENHARIA E SISNERGY – SOLUÇÕES E SISTEMAS INTEGRADO.
CÔMPUTO DOS PERÍODOS DE 01/11/2003 A 31/01/2004 E 01/11/2006 A 30/11/2006: FEITA A REIMPUTAÇÃO, SOMADA AS CONTRIBUIÇÕES DE 01/11/2003 A 31/01/2004, A PARTE AUTORA VERTEU O VALOR TOTAL DE R$ 313,00 QUANDO O SALÁRIO MÍNIMO ERA DE R$ 240. VALOR RESIDUALDE R$ 73,00 SOMADO AO VALOR RECOLHIDO EM 11/2006 (R$ 200,00) NÃO É SUFICIENTE PARA ATINGIR O VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO ENTÃO VIGENTE (R$ 350,00).
PORTANTO, DEVE SER COMPUTADA APENAS A COMPETÊNCIA DE 01/2004.
RECURSO INTERPOSTO PELO AUTOR PROVIDO EM PARTE. 1.
Trata-se de recurso interposto contra a seguinte sentença (evento 48, SENT1): Comunicação de Decisão de Indeferimento do Pedido de Aposentadoria por Tempo de Contribuição, NB 194.768.438-5, DER 15/05/2019 (Evento 1, INDEFERIMENTO6).
Contestação (Evento 9, CONT1).
Foi prolatada sentença (Evento 11, SENT1).
A parte autora interpôs recurso inominado (Evento 15, RECINO1).
Ao passo que a parte ré apresentou contrarrazões (Evento 21, CONTRAZ1).
Distribuído para a 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Rio de Janeiro, a sentença de piso foi anulada para reabertura da instrução probatória (Evento 24, DESPADEC1).
A Decisão Monocrática transitou em julgado em 30/11/2022, conforme atesta a certidão (Evento 32, CERT1).
Pois bem.
Trata-se de ação proposta por Marcos Antônio Mata Silveira em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), objetivando a concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com conversão de tempo trabalhado em condições especiais em tempo comum, desde o requerimento administrativo (15/05/2019 - Evento 1, INDEFERIMENTO6). ...
Passo ao caso concreto.
Inicialmente, observo que o autor requer que o Juízo intime determinadas empresas (Evento 41, PET1), a fim de que disponibilizem Perfis Profissiográficos Previdenciários e Laudos Técnicos.
Entretanto, cabe à parte autora provar por documentos suas alegações, tendo em vista que a comprovação de tempo especial é ônus da parte, nos termos dos arts. 57, §3º e 58, §1º, da Lei nº 8.213/91.
Assim cabe à parte diligenciar com o intuito de providenciar a documentação que necessita.
Quanto ao pedido alternativo de prorrogação do prazo, efetuado pelo postulante em 14/06/2023 (Evento 41, PET1), acredito que já decorreu tempo suficiente para o cumprimento do despacho (Evento 38, DESPADEC1), que determinou a produção de outras provas.
Convém ressaltar que, a despeito de os vínculos de trabalho com Utilex Comercial Ltda (20/09/1990 a 18/12/1990) e PRH - Padrão Recursos Humanos Ltda (11/03/1996 a 29/03/1996) (Evento 9, OUT4, Pág. 32 e 41), não restarem registrados no CNIS da parte autora, existe anotação correspondente em sua CTPS, razão por que, em face do que dispõe o artigo 19 do Decreto 3.048/99, não vislumbro impedimento ao reconhecimento dos respectivos tempos de serviço.
Friso que, as anotações na CTPS gozam de presunção relativa de veracidade, nos termos da Súmula 225 do STF.
Para desconstituí-las caberia ao INSS diligenciar no sentido de verificar eventual irregularidade das anotações de contratos de trabalho existentes, promovendo incidente de falsidade ou adulteração documental, o que, no presente caso, não se verificou.
Transcrevo a Súmula nº 75, TNU: A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em relação à qual não se aponta defeito formal que lhe comprometa a fidedignidade goza de presunção relativa de veracidade, formando prova suficiente de tempo de serviço para fins previdenciários, ainda que a anotação de vínculo de emprego não conste no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Saliento que, deixo de reconhecer para o cômputo do tempo de contribuição os recolhimentos abaixo do valor mínimo, relativos aos períodos de 01/11/2003 a 31/01/2004 e 01/11/2006 a 30/11/2006 (Evento 47, INF1, Pág. 13 e 16/17).
Verifico que na Carteira de Trabalho do postulante, consta que houve aviso prévio indenizado.
Confira-se: UTC Engenharia S/A (Evento 9, OUT4, Pág. 21): PCP Engenharia e Montagens Industriais Ltda (Evento 9, OUT4, Pág. 23): OENGENHARIA LTDA (Evento 9, OUT4, Pág. 24): ALPHATEC S/A (Evento 9, OUT4, Pág. 24): Ora, o período de aviso prévio indenizado é válido para todos os fins previdenciários, inclusive como tempo de contribuição para obtenção de aposentadoria, conforme preceitua o PEDILEF 0515850-48.2018.4.05.8013, Tema nº 250, da Turma Nacional de Uniformização.
Vejamos: ...
Logo, reconheço os seguintes vínculos laborais para o cômputo do tempo de contribuição: UTC Engenharia S/A com data de saída em 10/02/2011 (Evento 9, OUT4, Pág. 3).
PCP Engenharia e Montagens Industriais Ltda com data de saída em 30/01/2015 (Evento 9, OUT4, Pág. 3 e 23).
OENGENHARIA LTDA com data de saída em 03/01/2017 (Evento 9, OUT4, Pág. 4 e 24).
ALPHATEC S/A com data de saída em 05/03/2019 (Evento 9, OUT4, Pág. 4). Passo à análise da pretensão de reconhecimento de tempo de serviço especial. A questão posta em debate cinge-se em se perquirir se o demandante, de fato, como afirmado em sua inicial, exerceu atividades em condições especiais não reconhecidas pelo réu de forma a possibilitar-lhe coligir tempo de contribuição suficiente a inativação pleiteada.
No que tange ao labor desempenhado antes da edição da Lei 9.032/95, para comprovar o exercício da atividade contemplada como especial, suficiente a apresentação de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, constando o registro da ocupação da atividade do segurado, bem como informações fornecidas pelo empregador do obreiro ou, ainda, a menção, no CNIS da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) correspondente à função exercida pelo trabalhador.
Com efeito, demonstrado o exercício das funções de Caldeireiro, Encarregado de Caldeiraria e Supervisor de Caldeiraria, nos períodos de 02/08/1984 a 04/10/1984; 20/09/1990 a 18/12/1990; 27/09/1993 a 10/05/1994 e 18/05/1994 a 28/04/1995 (Evento 9, OUT3, Pág. 29 e 31 e OUT4, Pág. 31 e 41), é inegável o direito de que sejam computados como tempo de serviço especial, tendo em vista que a referida categoria profissional era expressamente contemplada como atividade insalubre pela legislação então vigente (código 2.5.3, do Quadro Anexo ao Decreto 53.831/64).
Assinalo que os períodos de 02/08/1984 a 04/10/1984; 20/09/1990 a 18/12/1990; 27/09/1993 a 10/05/1994 e 18/05/1994 a 28/04/1995, laborados como Caldeireiro, Encarregado de Caldeiraria e Supervisor de Caldeiraria, são confirmados pelos registros na Carteira de Trabalho (Evento 9, OUT3, Pág. 29 e 31 e OUT4, Pág. 31 e 41) juntada aos autos.
Ressalto que, o Anexo do Decreto nº 53.831/64, que classifica a profissão de Caldeireiro (código 2.5.3.) como atividade insalubre, também permite o enquadramento como atividade especial pelo simples exercício da profissão até 28/04/1995. ...
No caso, atesta o PPP (Evento 41, PPP2, Pág. 1/2) que o demandante, no período de 18/03/2011 a 22/12/2014, esteve exposto ao agente nocivo Ruído (código 2.0.1, do Anexo IV ao Decreto 2.172/97), de forma habitual e permanente, não ocasional nem intermitente. ...
Portanto, ao considerar que o PPP (Evento 41, PPP2, Pág. 1/2) foi preenchido por responsáveis técnicos habilitados, fica dispensada a apresentação do laudo técnico das condições ambientais de trabalho.
Reconheço, portanto, o caráter especial dos referidos tempos de serviço, devendo ser os mesmos devidamente convertidos em tempo comum com a consideração do fator correspondente. ...
No caso, os períodos de 19/01/1981 a 23/11/1981; 24/11/1981 a 26/05/1982; 11/11/1982 a 27/03/1983; 21/09/1983 a 02/07/1984; 18/09/1984 a 11/02/1985 e 28/01/1985 a 01/07/1987 (Evento 9, OUT3, Pág. 27/30 e OUT4, Pág. 29) não podem ser enquadrados por categoria profissional até 28/04/1995, véspera da publicação da Lei 9.032/95, visto que as atividades exercidas de Ajudante de Montagem; 1/2 Oficial de Montagem; Montador e Encanador não constam nos Anexos aos Decretos 53.831/64 e 83.080/79.
Com efeito, o PPP (Evento 1, PPP7, Pág. 1/2), referente ao período de 01/02/2004 a 30/04/2006, deixa de apresentar o registro ambiental (Item 16) para o referido intervalo de tempo.
No caso, o PPP (Evento 1, PPP7, Pág. 3/5), referente ao período de 05/03/2007 a 12/01/2011, consta a exposição ao agente nocivo Ruído, em que a técnica utilizada de aferição foi Dosímetro de ruído.
Entretanto, a partir de 01/01/2004, para a medição de ruído, é obrigatória a utilização da técnica/metodologia contida na Norma de Higiene Ocupacional 01 (NHO-01) da FUNDACENTRO ou na NR-15, que reflitam a medição de exposição durante toda a jornada de trabalho, vedada a medição pontual. ...
Com efeito, o PPP (Evento 1, PPP7, Pág. 11/13), referente ao período de 18/08/2015 a 01/12/2016, deixa de apresentar a técnica de utilizada para a aferição do agente nocivo Ruído e apresenta agente nocivo sem especificação (Poeira Metálica).
Analisada a pretensão de reconhecimento do tempo de serviço especial, resta aferir se a parte autora tem direito à concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com conversão do tempo especial em comum.
Em 13/11/2019, último dia de vigência das regras anteriores à reforma previdenciária (art. 3º da EC 103/19), a parte requerente contava com 34 anos, 01 mês e 16 meses de tempo de contribuição, conforme planilha abaixo, anexa à sentença.
Data de Nascimento do autor: 27/03/1962 (Evento 1, RG4).
Após a contagem dos períodos de labor reconhecidos, vê-se que o demandante, à época do requerimento administrativo (15/05/2019 - Evento 1, INDEFERIMENTO6) ainda não fazia jus à aposentadoria por tempo de contribuição prevista no artigo 201, §7º, I, da CF/88, uma vez que contava com 33 anos, 10 meses e 24 dias de tempo de contribuição, conforme planilha abaixo, anexa à sentença.
Em 18/04/2022 (reafirmação da DER), a parte autora tinha direito à aposentadoria conforme art. 17 da EC 103/19 porque cumpria o tempo mínimo de contribuição até a data da entrada em vigor da EC 103/19 (mais de 33 anos), o tempo mínimo de contribuição (35 anos) e o pedágio de 50% (05 meses e 07 dias).
Em 18/04/2022 (reafirmação da DER), a parte demandante tinha direito à aposentadoria conforme art. 20 da EC 103/19, porque cumpria a idade mínima exigida (60 anos), o tempo mínimo de contribuição (35 anos) e o pedágio de 100% (10 meses e 14 dias).
Consigno que a reafirmação da DER é possível, uma vez comprovado o cumprimento de todos os requisitos necessários à concessão de benefício previdenciário em data posterior à data do requerimento administrativo, com a finalidade de que o segurado perceba adequadamente, a partir de quando esse direito emergiu como certo, em homenagem aos princípios da economia e efetividade do processo.
Ressalte-se que as planilhas de tempo de contribuição abaixo fazem parte integrante da sentença, sendo confeccionadas por este(a) Magistrado(a) no momento da análise do processo.
Em face de tal constatação, reconheço o direito da parte autora à concessão da aposentadoria por tempo de contribuição integral a partir de 18/04/2022 (reafirmação da DER).
DISPOSITIVO Do exposto, julgo parcialmente procedente o pedido, com fundamento no artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil, para condenar o INSS a: conceder à parte autora, a contar de 18/04/2022 (reafirmação da DER), o benefício de aposentadoria conforme o art. 17 da EC 103/19 porque cumpriu o tempo mínimo de contribuição até a data da entrada em vigor da EC 103/19 (mais de 33 anos), o tempo mínimo de contribuição (35 anos) e o pedágio de 50% (05 meses e 07 dias). ou conceder à parte autora, a contar de 18/04/2022 (reafirmação da DER), o benefício de aposentadoria conforme o art. 20 da EC 103/19 porque cumpriu a idade mínima exigida (60 anos), o tempo mínimo de contribuição (35 anos) e o pedágio de 100% (10 meses e 14 dias).
Deverá ser implantado o benefício mais vantajoso à parte autora.
DIP na presente data.
Pagamento dos valores atrasados entre a DIB 18/04/2022 (reafirmação da DER) e a efetiva implantação do benefício. A parte autora, em recurso (evento 52, RECLNO1), alegou (i) que os períodos de 01/02/2004 a 30/04/2006 e de 05/03/2007 a 10/02/2011, trabalhadso na empresa UTC Engenharia S/A, é especial, já que os PPP apresentados indicam exposição a ruído acima do limite de tolerância; (ii) que exerceu o cargo de "assistente técnico de tubulação" em empresa de petróleo (operação off-shore), sendo notória a exposição a ruído em plataforma de petróleo, principalmente na área de tubulação; (iii) que, por erro de preenchimento, não constam os responsáveis técnicos por todos os períodos; (iv) que tentou contato com a empresa, mas não conseguiu, não podendo o autor ser prejudicado pelo preenchimento equivocado pela empresa, que o faz de forma unilateral; (v) que o período de 18/08/2015 a 01/12/2016, em que trabalhou na empresa Oengenharia Ltda, deve ser reconhecido especial, por exposição a rupido e fumos metálicos; e (vi) que os períodos de 01/11/2003 a 31/01/2004 e 01/11/2006 a 30/11/2006, recolhidos abaixo do valor mínimo pelas empresas empregadoras, devem ser computados. 2.
RUÍDO 2.1.
A partir da alteração promovida no art. 58, § 1º, da Lei 8.213/1991 pela MP 1.523 de 11/10/1996 (convertida na Lei 9.528/1997), a comprovação de exposição efetiva do segurado a agentes nocivos passou a depender de formulário emitido pelo empregador, com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho expedido por médico do trabalho, na forma estabelecida pelo INSS.
Quanto ao agente nocivo “ruído”, mesmo antes dessa alteração legislativa, o reconhecimento da especialidade da atividade sempre foi condicionado à apresentação de formulário fornecido pelo empregador (DSS-8030 ou SB-40). 2.2.
Para as atividades exercidas antes de 03/12/1998, o uso de EPI não interfere no cômputo especial (Súmula 87/TNU).
Para o período posterior, por força da Lei 9.732/1998 – cuja constitucionalidade foi reconhecida pelo STF (ARE 664.335) –, o EPI eficaz para neutralizar a nocividade afasta a cômputo especial do tempo.
Porém, a TNU editou a Súmula 9, afirmando que os EPI atualmente existentes (protetores auriculares/abafadores) não são eficazes a ponto de descaracterizar a nocividade do ruído, uma vez que este afetaria não só o sistema auditivo como o corpo inteiro. Por mais inconsistente que seja a premissa técnica acolhida pela TNU, esse entendimento foi consagrado pelo STF no julgamento do ARE 664.335.
Consequentemente, com a ressalva de entendimento pessoal em sentido contrário, a 5ª Turma Recursal desconsidera a eficácia de qualquer EPI quando o agente nocivo for o ruído. 2.3.
Os parâmetros de nocividade e a forma de medição do ruído constam do art. 280 da IN 77/2015 INSS/PRES: Art. 280.
A exposição ocupacional a ruído dará ensejo a caracterização de atividade exercida em condições especiais quando os níveis de pressão sonora estiverem acima de oitenta dB (A), noventa dB (A) ou 85 (oitenta e cinco) dB (A), conforme o caso, observado o seguinte: I - até 5 de março de 1997, véspera da publicação do Decreto nº 2.172, de 5 de março de 1997, será efetuado o enquadramento quando a exposição for superior a oitenta dB (A), devendo ser informados os valores medidos; II - de 6 de março de 1997, data da publicação do Decreto nº 2.172, de 5 de março de 1997, até 10 de outubro de 2001, véspera da publicação da Instrução Normativa INSS/DC nº 57, de 10 de outubro de 2001, será efetuado o enquadramento quando a exposição for superior a noventa dB (A), devendo ser informados os valores medidos; III - de 11 de outubro de 2001, data da publicação da Instrução Normativa INSS/DC nº 57, de 10 de outubro de 2001, véspera da publicação do Decreto nº 4.882, de 18 de novembro de 2003, será efetuado o enquadramento quando a exposição for superior a noventa dB (A), devendo ser anexado o histograma ou memória de cálculos; e IV - a partir de 01 de janeiro de 2004, será efetuado o enquadramento quando o Nível de Exposição Normalizado - NEN se situar acima de 85 (oitenta e cinco) dB (A) ou for ultrapassada a dose unitária, conforme NHO 1 da FUNDACENTRO, sendo facultado à empresa a sua utilização a partir de 19 de novembro de 2003, data da publicação do Decreto nº 4.882, de 2003, aplicando: a) os limites de tolerância definidos no Quadro do Anexo I da NR-15 do MTE; e b) as metodologias e os procedimentos definidos nas NHO-01 da FUNDACENTRO.
Ao decidir a respeito desse tema (quais os limites, metodologia e procedimentos aplicáveis à medição do agente nocivo, nos termos exigidos pelo art. 58, § 1º, da Lei 8.213/1991 c/c art. 280 da IN 77/2015), a TNU fixou, em 21/03/2019, as seguintes teses: a) “a partir de 19 de novembro de 2003, para a aferição de ruído contínuo ou intermitente, é obrigatória a utilização das metodologias contidas na NHO-01 da fundacentro ou na NR-15, que reflitam a medição de exposição durante toda a jornada de trabalho, vedada a medição pontual, devendo constar do perfil profissiográfico previdenciário (PPP) a técnica utilizada e a respectiva norma”; (b) “em caso de omissão ou dúvida quanto à indicação da metodologia empregada para aferição da exposição nociva ao agente ruído, o PPP não deve ser admitido como prova da especialidade, devendo ser apresentado o respectivo laudo técnico (LTCAT), para fins de demonstrar a técnica utilizada na medição, bem como a respectiva norma”.
Existem dois tipos de ruído: (i) o contínuo e o intermitente; e (ii) o de impacto.
Na prática, o ruído propriamente contínuo é quase impossível, pois há sempre variações.
Então, em relação ao item (i), tanto a NR 15 quanto a NHO 01 determinam essa medição do ruído pelo circuito lento e compensação “A” (dB(A)). Por isso, eventual menção em PPP a “ruído contínuo-intermitente” não descaracteriza a especialidade: esse “intermitente” não significa “não habitual”, “não permanente”, mas simplesmente quer dizer “com variações”.
Como se trata de ruído que tem variação, a NR 15 determinava que essas variações fossem levadas em conta; não indicava o método do cálculo, mas deveria haver alguma forma de medição ou cálculo que oferecesse a exposição equivalente ao longo da jornada, levando em conta as medições e o tempo que cada ciclo de ruído demora.
Deve-se, portanto, buscar um cálculo de ruído médio (a partir dessa ponderação) ou se realizar a dosimetria (por audiodosímetro integrador), em que essa ponderação é automática.
A NHO 01 exige a dosimetria e manda normalizar a medida para oito horas. 2.4. Ainda sobre a técnica de aferição de ruído, adoto as premissas do voto proferido pelo juiz João Marcelo Oliveira Rocha, no julgamento do processo nº 5000933-67.2020.4.02.5116, desta 5ª Turma Recursal especializada: Do Tema 174 da TNU e da técnica de aferição de ruído - períodos desde 19/11/2003.
O item "a" do Tema 174 da TNU fixa o seguinte: "a partir de 19 de novembro de 2003, para a aferição de ruído contínuo ou intermitente, é obrigatória a utilização das metodologias contidas na NHO-01 da FUNDACENTRO ou na NR-15, que reflitam a medição de exposição durante toda a jornada de trabalho, vedada a medição pontual, devendo constar do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) a técnica utilizada e a respectiva norma".
Verifica-se, portanto, que a tese exige que o PPP indique não só a norma técnica (NR 15 ou NHO 01) com base na qual foi realizada a aferição do ruído, mas também a correspondente metodologia usada.
Ou seja, a tese não se contenta em que o PPP indique apenas a norma aplicada.
Na NR 15, Anexo 1 (ruído contínuo ou intermitente), item 6, indica-se a realização da dosimetria (cálculo da dose diária), que pressupõe que sejam aferidas as intensidades (mesmo com decibelímetro, aparelho de medição instantânea) suportadas pelo segurado ao longo da jornada e sejam registrados os tempos de duração de exposição a cada intensidade (C1, C2, C3...).
Cada um desses tempos de duração de exposição a cada intensidade é dividido pelo limite normativo de tempo permitido para a exposição a cada intensidade (T1, T2, T3...), conforme a tabela que consta no próprio Anexo 1.
A dose diária é o resultado do somatório dessas frações (C1/T1 + C2/T2 +...+ Cn/Tn).
Calculada a dose, ela é convertida em dB(A) para fixar o nível de exposição, pela fórmula admitida pelos técnicos, mas não constante na NR 15: NE = (log DOSE + 5,1)/0,06.
Na NHO 01, tem-se três técnicas admitidas para a apuração do nível de exposição representativo da jornada: (i) por dosimetria, com o uso do audiodosímetro integrador portado pelo trabalhador ao longo da jornada ou por parte significativa dela, que já calcula automaticamente a dose diária e o nível de exposição (item 5.1.1.1); (ii) por dosimetria, com o uso de decibelímetro portado pelo higienista, em semelhança ao que prescrevia a NR 15, com a conversão da dose em nível de exposição em dB(A), pela fórmula NE = 10*log(480/Te * DOSE) + 85, conforme itens 5.1 e 5.1.1.2; e (iii) por apuração de medições instantâneas sucessivas, em intervalos não superiores a 15 segundos, durante período representativo da jornada, com tabulação dos resultados por intensidades em dB(A) e arredondamentos para número inteiro ou com 0,5, e cálculo da média de acordo com a fórmula indicada no item 6.4.3.
Em verdade, a menção à metodologia da aferição do ruído mostra-se mais relevante do que a norma técnica. 2.5.
A Turma Nacional de Uniformização, ao julgar o PEDILEF 5000648-28.2020.4.02.5002/ES (Tema 317), fixou a seguinte tese: i) A menção à técnica da dosimetria ou ao dosímetro no PPP enseja a presunção relativa da observância das determinações da Norma de Higiene Ocupacional (NHO-01) da FUNDACENTRO e/ou da NR-15, para os fins do Tema 174 desta TNU; (ii) Havendo fundada dúvida acerca das informações constantes do PPP ou mesmo omissão em seu conteúdo, à luz da prova dos autos ou de fundada impugnação da parte, de se desconsiderar a presunção do regular uso do dosímetro ou da dosimetria e determinar a juntada aos autos do laudo técnico respectivo, que certifique a correta aplicação da NHO 01 da FUNDACENTRO ou da NR 15, anexo 1 do MTb.
Portanto, se o PPP aponta que a técnica de medição de ruído foi dosimetria ou dosímetro, deve-se pressupor que a medição ocorreu em conformidade com a NR 15 ou a NHO 01 da FUNDACENTRO.
O INSS poderá, fundamentadamente, colocar em dúvida a informação constante do PPP, caso em que deve oficiar o empregador para apresentar o LTCAT.
Caso o INSS não tenha produzido a prova de ofício no processo administrativo e o autor não tenha apresentado o LTCAT no processo, é o caso de declarar a ilegalidade do ato administrativo para determinar que o INSS reabra o processo administrativo e produza a prova de ofício. 2.6.
A Súmula 32/TNU concluiu que a diminuição do limite para 85db deveria retroagir a 05/03/1997, pois a nocividade dependeria essencialmente de fatores científicos e, se a norma mais recente considera que o patamar de 85db é suficiente para prejudicar a saúde, o patamar anterior (mais elevado) deveria ser descartado. Entretanto, em 28/08/2013, o STJ (1ª Seção, Pet 9.059) decidiu, com fundamento na regra tempus regit actum, que a especialidade da atividade deveria observar a norma vigente na data em que realizado o trabalho.
Como consequência, a TNU revogou a Súmula 32 e a AGU editou a Súmula 29 consagrando o critério estabelecido pelo STJ e contemplado no art. 280 acima transcrito. De fato, como estabelecido pelo STF no julgamento do MI 833, os fatores científicos são relevantes, mas não suprimem totalmente o espaço de discricionariedade do legislador para definir quais os parâmetros de definição da especialidade da atividade laboral; além disso, a alteração do parâmetro de aferição do ruído faz com que, em verdade, não haja diferença significativa entre os limites de ruído. 2.7.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é documento emitido com base em laudo técnico de condições ambientais do trabalho, o qual é expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, listando as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e, em caso de exposição a agentes nocivos, em caráter habitual e permanente, não ocasional nem intermitente, a intensidade e a concentração do agente.
Logo, o PPP não necessita necessariamente ser subscrito pelo engenheiro do trabalho ou médico do trabalho, podendo ser assinado por representante legal da empresa ou seu preposto, bastando que conste expressa referência ao responsável técnico pelo laudo em que ele se lastreia. Como o PPP espelha as informações contidas no laudo técnico, pode ser usado como prova da exposição ao agente nocivo, mesmo quando desacompanhado deste (TNU, PEDILEF 200651630001741) (art. 264 da IN 77/2015 INSS/PRES). 2.8.
O PPP não contemporâneo ao período trabalhado é apto à comprovação da atividade especial do segurado (Súmula 68/TNU; STJ, REsp 1.428.183).
Isto não significa que todo e qualquer PPP extemporâneo será aproveitado: é imprescindível que conste a declaração expressa de que o layout da empresa foi mantido ou que isto possa ser deduzido de documentação juntada aos autos: PREVIDENCIÁRIO.
APOSENTADORIA ESPECIAL.
SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDÊNCIA APENAS PARA RECONHECER PARTE DO VÍNCULO LABORADO COMO ESPECIAL.
EXPOSIÇÃO AO AGENTE FÍSICO RUÍDO.
RECURSOS DE AMBAS AS PARTES.
ALEGAÇÃO DE AUSÊNCIA DE PERMANÊNCIA E HABITUALIDADE DE EXPOSIÇÃO NO CORPO DO PPP.
DESNECESSIDADE.
PPPs APRESENTADOS DIVERGEM NO TOCANTE À MEDIÇÃO DO AGENTE FÍSICO RUÍDO.
AUSÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA MEDIÇÃO EM RELAÇÃO AO PERÍODO RECONHECIDO PELA SENTENÇA.
NÃO HÁ INFORMAÇÃO DE QUE O LAYOUT DA EMPRESA FOI MANTIDO.
ESPECIALIDADE AFASTADA. RECURSO DO INSS CONHECIDO E PROVIDO.
RECURSO DO AUTOR QUE REQUER A DECLARAÇÃO DA ESPECIALIDADE DE TODO O PERÍODO LABORADO.
PPP APRESENTADO COM VÍCIO.
NÃO APRESENTOU O RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA AVALIAÇÃO DO AGENTE NOCIVO EM PARTE DO PERÍODO LABORADO.
PPP NÃO É ASSINADO POR MÉDICO OU ENGENHEIRO DO TRABALHO.
NÃO HÁ RESSALVA DE QUE FOI MANTIDO O MESMO LAYOUT DA EMPRESA.
VÍCIO DO PPP CONSTANTE DA INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA.
DIVERGÊNCIA DE VALORES DE EXPOSIÇÃO DO AGENTE FÍSICO RUÍDO.
INCUMBIRIA AO AUTOR A RETIFICAÇÃO DO PPP, BEM COMO A VINDA DO LCAT, ANTE A DIVERGÊNCIA. RECURSO DO AUTOR CONHECIDO E NÃO PROVIDO. (5ª TR-RJ, recurso 0144426-30.2017.4.02.5170/01, julgado em 27/05/2019) 2.9.
A Súmula 49/TNU (“para reconhecimento de condição especial de trabalho antes de 29/4/1995, a exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física não precisa ocorrer de forma permanente”) não se aplica ao ruído, pois, para aferir se a exposição ultrapassa o limite de tolerância, é necessário colher as intensidades de toda a jornada, ponderando-as de acordo com o tempo de exposição a cada uma delas, conforme o item 6 do Anexo 1 da NR 15 do Ministério do Trabalho.
Ou seja, se a exposição acima do limite ocorria por um período inferior à jornada, impõe-se saber o tempo dessa exposição, a fim de ser cotejado com o tempo máximo permitido para essa exposição, conforme a tabela da NR 15. Precedente: 5ª TR-RJ, recurso 0167096-56.2016.4.02.5151/01, julgado em 27/11/2018. 2.10.
O NEN é exigido desde o Decreto 4.882/2003 e consiste em um cálculo que oferece a exposição equivalente normalizada para jornadas diárias de 8 horas.
O tema é tratado na NHO – Norma de Higiene Ocupacional 01, expedida em 2001, pela Fundacentro, do Ministério do Trabalho. A apuração do NEN tem por finalidade específica estabelecer um nível de exposição uniforme para qualquer trabalhador, levando-se em conta uma jornada de 8 horas diárias, ainda que ele não trabalhe por 8 horas diárias.
Por exemplo, se um trabalhador teve o nível de exposição (NE) apurado por audiodosímetro de 86 dB(A), acima do limite de tolerância, mas sua jornada é de apenas 6 horas (360 minutos), o NEN seria apurado da seguinte maneira. NEN = 86 + 10 log 360/480 NEN = 86 + 10 log 0,75 NEN = 86 + 10 x (-0,124938) NEN = 86 – 1,24938 NEN = 84,75 dB(A), abaixo do limite de tolerância.
Se um trabalhador teve o nível de exposição (NE) apurado por audiodosímetro de 84,6 dB(A), abaixo do limite de tolerância, mas cumpre jornada de 9 horas (540 minutos), o NEN seria apurado da seguinte maneira. NEN = 84,6 + 10 log 540/480 NEN = 84,6 + 10 log 1,125 NEN = 84,6 + 10 x (0,051152) NEN = 84,6 + 0,51152 NEN = 85,11 dB(A), acima do limite de tolerância.
Nas hipóteses em que é possível concluir que a jornada do segurado é de 8 horas diárias ou mais, é possível fixar que o NE não pode ser superior ao NEN.
Logo, nesses casos, a informação apenas do NE, se superior ao limite de tolerância, já permite o reconhecimento da especialidade. 2.11.
Ainda sobre o NEN, esta 5ª Turma Recursal adota os fundamentos expostos na decisão proferida no processo nº 5000703-46.2020.4.02.5109, julgado em 22/08/2022, que aplicou o entendimento pacificado pelo STJ no julgamento do Tema 1.083: A matéria foi pacificada pelo STJ, por meio da tese do Tema 1.083, j. em 18/11/2021 (RESP 1.886.795): “o reconhecimento do exercício de atividade sob condições especiais pela exposição ao agente nocivo ruído, quando constatados diferentes níveis de efeitos sonoros, deve ser aferido por meio do Nível de Exposição Normalizado (NEN).
Ausente essa informação, deverá ser adotado como critério o nível máximo de ruído (pico de ruído), desde que perícia técnica judicial comprove a habitualidade e a permanência da exposição ao agente nocivo na produção do bem ou na prestação do serviço”.
Transcrevo a ementa do correspondente julgamento do STJ. "PROCESSUAL CIVIL E PREVIDENCIÁRIO.
RECURSO ESPECIAL REPRESENTATIVO DA CONTROVÉRSIA.
APOSENTADORIA ESPECIAL.
AGENTE NOCIVO RUÍDO.
NÍVEL DE INTENSIDADE VARIÁVEL.
HABITUALIDADE E PERMANÊNCIA.
METODOLOGIA DO NÍVEL DE EXPOSIÇÃO NORMALIZADO – NEN.
REGRA.
CRITÉRIO DO NÍVEL MÁXIMO DE RUÍDO (PICO DE RUÍDO).
AUSÊNCIA DO NEN.
ADOÇÃO. 1.
A Lei de Benefícios da Previdência Social, em seu art. 57, § 3º, disciplina que a aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência, ao segurado que comprovar tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, em condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante o período mínimo fixado em lei, sendo certo que a exigência legal de habitualidade e permanência não pressupõe a exposição contínua ao agente nocivo durante toda a jornada de trabalho. 2.
A questão central objeto deste recurso versa acerca da possibilidade de reconhecimento do exercício de atividade sob condições especiais pela exposição ao agente ruído, quando constatados diferentes níveis de efeitos sonoros, considerando-se apenas o nível máximo aferido (critério "pico de ruído"), a média aritmética simples ou o Nível de Exposição Normalizado (NEN). 3.
A Lei n. 8.213/1991, no § 1º do art. 58, estabelece que a comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos será feita por formulário com base em Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT nos termos da legislação trabalhista. 4.
A partir do Decreto n. 4.882/2003, é que se tornou exigível, no LTCAT e no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), a referência ao critério Nível de Exposição Normalizado – NEN (também chamado de média ponderada) em nível superior à pressão sonora de 85 dB, a fim de permitir que a atividade seja computada como especial. 5.
Para os períodos de tempo de serviço especial anteriores à edição do referido Decreto, que alterou o Regulamento da Previdência Social, não há que se requerer a demonstração do NEN, visto que a comprovação do tempo de serviço especial deve observar o regramento legal em vigor por ocasião do desempenho das atividades. 6.
Descabe aferir a especialidade do labor mediante adoção do cálculo pela média aritmética simples dos diferentes níveis de pressão sonora, pois esse critério não leva em consideração o tempo de exposição ao agente nocivo durante a jornada de trabalho. 7.
Se a atividade especial somente for reconhecida na via judicial, e não houver indicação do NEN no PPP, ou no LTCAT, caberá ao julgador solver a controvérsia com base na perícia técnica realizada em juízo, conforme disposto no art. 369 do CPC/2015 e na jurisprudência pátria, consolidada na Súmula 198 do extinto Tribunal Federal de Recursos, observado o critério do pico de ruído. 8.
Para os fins do art. 1.039, CPC/2015, firma-se a seguinte tese: "O reconhecimento do exercício de atividade sob condições especiais pela exposição ao agente nocivo ruído, quando constatados diferentes níveis de efeitos sonoros, deve ser aferido por meio do Nível de Exposição Normalizado (NEN).
Ausente essa informação, deverá ser adotado como critério o nível máximo de ruído (pico de ruído), desde que perícia técnica judicial comprove a habitualidade e a permanência da exposição ao agente nocivo na produção do bem ou na prestação do serviço." 9.
In casu, o acórdão do Tribunal de origem manteve a sentença que concedeu ao segurado a aposentadoria especial, consignando ser possível o reconhecimento do labor especial por exposição a ruído variável baseado nos picos de maior intensidade, quando não houver informação da média de ruído apurada segundo a metodologia da FUNDACENTRO, motivo pelo qual merece ser mantido. 10.
Recurso da autarquia desprovido." Transcrevo, ainda, a ementa dos embargos de declaração opostos contra o referido acórdão. "PROCESSUAL CIVIL.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO REPETITIVO.
REQUISITOS.
NÃO OCORRÊNCIA.
APOSENTADORIA ESPECIAL.
AGENTE NOCIVO RUÍDO.
NÍVEL DE INTENSIDADE VARIÁVEL.
HABITUALIDADE E PERMANÊNCIA.
METODOLOGIA DO NÍVEL DE EXPOSIÇÃO NORMALIZADO – NEN.
REGRA.
CRITÉRIO DO NÍVEL DE PICO DE RUÍDO.
AUSÊNCIA DO NEN.
ADOÇÃO.
PRÉVIO CUSTEIO.
ATENDIMENTO. 1.
Os embargos de declaração, nos termos do art. 1.022 do CPC/2015, têm ensejo quando há obscuridade, contradição, omissão ou erro material no julgado. 2.
O acórdão embargado formulou a compreensão de que o reconhecimento do exercício de atividade sob condições especiais pela exposição ao agente nocivo ruído, quando constatados diferentes níveis de efeitos sonoros, deve observar o art. 57 da Lei n. 8.213/1991, regulamentado pelo Decreto n. 3.048/1999, alterado pelo Decreto n. 4.882/2003, ou seja, deve ser aferido por meio do Nível de Exposição Normalizado (NEN) superior a 85dB. 3.
Quando ausente informação sobre o NEN no Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP ou no Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho - LTCAT, deverá ser adotado como critério o nível máximo de ruído ou nível de pico de ruído, desde que perícia técnica judicial comprove também a habitualidade e a permanência da exposição ao agente nocivo na produção do bem ou na prestação do serviço, conforme disposto no art. 369 do CPC/2015 e na jurisprudência pátria, consolidada na Súmula 198 do extinto Tribunal Federal de Recursos. 4.
Impende registrar que, segundo a Norma de Higiene Ocupacional (NHO) 01, o limite de exposição diária ao ruído de impacto é determinado por uma expressão que leva em consideração tanto o nível de pico, em decibéis, quanto o número de impactos ocorridos durante a jornada diária de trabalho, diferentemente do critério de média aritmética simples, cujo cálculo é dissociado da aferição do tempo de exposição ao agente nocivo durante o labor diário. 5.
O julgado embargado deixou claro que a regra adotada para a demonstração da especialidade de labor sujeito ao agente nocivo ruído deve ser a indicação, no PPP ou no LTCAT, do Nível de Exposição Normalizado (NEN) superior a 85dB e que a falta da aludida informação não deve impedir que o julgador possa valer-se da perícia judicial a fim de decidir a controvérsia. 6.
Não se sustém a argumentação da autarquia de que o reconhecimento do tempo de serviço especial pelo critério alternativo do pico de ruído não geraria direito ao cômputo do tempo especial nem caracterizaria fato gerador para a incidência tributária e seria o mesmo que permitir o cômputo de atividade especial sem prévia contribuição, porquanto nos termos do art. 22, II, da Lei n. 8.212/1991 (Lei de Custeio da Previdência Social), a aposentadoria especial, benefício previsto nos arts. 57 e 58 da Lei n. 8.213/1991, é financiada pelas remunerações pagas ou creditadas, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos, circunstância que atende à exigência do prévio custeio. 7.
Hipótese em que não há no acórdão nenhuma situação que dê amparo ao recurso integrativo. 8.
Embargos de declaração rejeitados." Assim, o paradigma do STJ fixou o seguinte: (i) não se pode reconhecer a especialidade mediante adoção do cálculo pela média aritmética simples dos diferentes níveis de pressão sonora, pois esse critério não leva em consideração o tempo de exposição durante a jornada de trabalho; (ii) o exercício de atividade sob condições especiais pela exposição a ruído, quando constatados diferentes níveis de efeitos sonoros, deve ser aferido por meio do Nível de Exposição Normalizado (NEN); (iii) para os períodos anteriores à edição do Decreto 4.882/2003 (até 18/11/2003), não é exigível a indicação do NEN; (iv) quando o NEN não for indicado, deve ser adotado como critério o nível máximo (pico) de ruído, desde que a perícia técnica comprove a habitualidade e a permanência da exposição ao agente nocivo durante a produção do bem ou a prestação do serviço.
O acórdão paradigma do STJ já foi publicado (em 25/11/2021) e deve ser aplicado, nos termos do art. 1.040, III, do CPC ("publicado o acórdão paradigma:... os processos suspensos em primeiro e segundo graus de jurisdição retomarão o curso para julgamento e aplicação da tese firmada pelo tribunal superior").
Do caso concreto - da especialidade do intervalo de 01/01/2014 a 31/12/2015 (ruído).
O Perfil emitido em 05/10/2018 (Evento 1, LAUDO5, Páginas 1/3) aponta que o autor (operador especialista no setor de Zona fria de empregadora dedicada à atividade de fabricação de vidro plano e de segurança - CNAE 2311-7/00) esteve exposto a ruído de 86,0 dB(A).
Foi realizado o cálculo dosimétrico da exposição diária e, portanto, as intensidades apontadas são representativas da jornada. O fato de o Perfil acima mencionado não informar o NEN, ou seja, o nível de exposição normalizado para uma jornada padrão de oito horas, é que deve ser analisado conforme Tema 1.083. O NEN é exigido desde o Decreto 4.882/2003 e consiste em um cálculo que oferece a exposição equivalente normalizada para jornadas diárias de 8 horas.
O tema é tratado na NHO – Norma de Higiene Ocupacional 01, expedida em 2001, pela Fundacentro, do Ministério do Trabalho.
A apuração do NEN tem por finalidade específica estabelecer um nível de exposição uniforme para qualquer trabalhador, levando-se em conta uma jornada padrão de 8 horas diárias, ainda que ele não trabalhe por 8 horas diárias.
Nas hipóteses em que é possível concluir que a jornada do segurado é de 8 horas diárias ou mais, é possível fixar que o NEN não pode ser inferior ao NE.
Logo, nesses casos, a informação apenas do NE, se superior ao limite de tolerância, já permite o reconhecimento da especialidade.
No caso presente, não há nos autos qualquer elemento que possa apontar qual era a duração da jornada do autor.
No Perfil mencionado, consta que ele não trabalhava em regime de revezamento. Ou seja, ao que tudo indica, a jornada de trabalho do autor era de 8 horas diárias.
No entanto, a hipótese adversa também é possível e deve ser levada em consideração.
Se levássemos em conta a pior hipótese para o segurado, de uma jornada de 6 horas, a intensidade informada para o intervalo acima mencionado de 86,00 dB(A), normalizada para 8 horas, resultaria em 84,75 dB(A).
Observa-se, portanto, que se a jornada de trabalho do autor fosse de 6 horas, a intensidade do intervalo acima mencionados não ultrapassaria o limite de tolerância vigente.
Como o Perfil acima mencionado não informa qual era a duração da jornada de trabalho de autor, o mencionado documento não é idôneo para comprovar a exposição a ruído acima do limite de tolerância nos intervalos acima mencionados.
Logo, o Perfil não é apto para comprovar a especialidade, eis que não é possível ter certeza que o ruído aferido para esse intervalo ultrapassou o limite de tolerância.
Não custa esclarecer que descabe aplicar o critério do pico de ruído, já que não houve perícia técnica realizada pelo Juízo de origem.
O autor teve a oportunidade de produzir provas complementares, mas limitou-se a pedir o julgamento da lide (Evento 18, RÉPLICA1). Especialidade glosada. 2.12.
O fato de o PPP ser formalmente hígido, com indicação de ruído acima do limite legal, e com indicação de técnica de medição adequada, não implica necessariamente a ilegalidade dos atos administrativos do INSS que negaram o reconhecimento da especialidade até que fosse apresentada prova complementar (histograma).
Isto porque há casos em que o contexto resultante do CBO do segurado, da descrição das tarefas por ele executadas, e do CNAE do empregador põe em dúvida a credibilidade da aferição do ruído, caso em que, na via judicial, é da parte autora o ônus da prova: PREVIDENCIÁRIO.
CÔMPUTO ESPECIAL DE TEMPO.
ELETRICIDADE.
POSSIBILIDADE DE RESULTAR EM CÔMPUTO ESPECIAL, MESMO APÓS 1997.
A PARTIR DE 03/12/1998, O USO DE EPI EFICAZ DESCARACTERIZA A ESPECIALIDADE. ...
RUÍDO.
OS PPP SÃO CONTEMPORÂNEOS E ALUDEM À OBSERVÂNCIA DA NR-15.
DE 31/03/2005 A 13/02/2006, O PPP DE FL. 178 INFORMA QUE O AUTOR ERA ASSISTENTE OPERACIONAL DE ELÉTRICA (CBO 3131-20, TÉCNICO ELETRICISTA).
A EMPREGADORA LANÇOU NO PPP UM CNPJ ERRADO E UM CNAE INEXISTENTE; APUROU-SE QUE É UMA PRESTADORA DE UMA SÉRIE VARIADA DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA TERCEIROS, PRINCIPALMENTE PARA EMBARCAÇÕES.
O AUTOR, EM ESTABELECIMENTOS DE TERCEIROS, “AUXILIA NA REALIZAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS EM UNIDADES OFFSHORE E ONSHORE, ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS, TESTANDO E FAZENDO OS REAJUSTES E REGULAGENS CONVENIENTES, COM A AJUDA DE FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS DE TESTE E MEDIÇÃO, PARA ASSEGURAR AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO REGULAR E PERMANENTE.” O PPP NÃO INDIVIDUALIZA OS LOCAIS E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO AUTOR, NEM ESCLARECE QUAIS SERIAM AS SUPOSTAS FONTES DE RUÍDO QUE TERIAM GERADO A INTENSIDADE INFORMADA, O QUE RESULTA EM INCONSISTÊNCIA ABSOLUTA DO PPP.
POR FALTA DE INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR, A ESPECIALIDADE É GLOSADA.
DE 03/08/2010 A 10/10/2011, O PPP DE FLS. 179-180 INFORMA QUE O SEGURADO TRABALHOU, SUCESSIVAMENTE, COMO OPERADOR DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES E MOTORISTA.
PELAS CBO INFORMADAS (7151-25: OPERADOR DE MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E MINERAÇÃO; 7823-05: MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO), EM COTEJO COM O CNAE DA EMPREGADORA (3821-1/00: TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS NÃO PERIGOSOS – E SUA RAZÃO SOCIAL), O AUTOR TRABALHOU ATÉ 15/08/2011 COMO TRATORISTA EM EMPRESA QUE LIDA COM RESÍDUOS DE MINERADORAS.
A AFERIÇÃO DO RUÍDO DE 97,2 DB(A), FIXADA POR DOSIMETRIA PELA TÉCNICA DO ITEM 6 DO ANEXO 1 DA NR 15 (MÉTODO CN/TN), PARECE HÍGIDA E ASSEGURA A ESPECIALIDADE DO PERÍODO.
DE 16/08/2011 A 10/10/2011, A ESPECIALIDADE DEVE SER GLOSADA, POIS O AUTOR TRABALHOU NA FUNÇÃO DE MOTORISTA DE CARRO DE PASSEIO (POSSIVELMENTE EM ATIVIDADE MEIO DA EMPREGADORA), CASO EM QUE A INTENSIDADE INFORMADA DE 85,7 DB(A) É INVEROSSÍMIL, CASO EM QUE SE JUSTIFICA O ATO DO INSS QUE CONDICIONOU O RECONHECIMENTO DA ESPECIALIDADE À APRESENTAÇÃO DA MEMÓRIA DE CÁLCULO OU HISTOGRAMA.
RECURSO INTERPOSTO PELO INSS PROVIDO EM PARTE PARA GLOSAR A ESPECIALIDADE DOS PERÍODOS DE 31/03/2005 a 13/02/2006 e de 16/08/2011 a 10/10/2011.
MANTIDA A APOSENTADORIA, COM TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO MENOR. (5ª TR-RJ Especializada, recurso 0118085-31.2016.4.02.5160/01, relator JF Iorio D’Alessandri, julgado em 08/08/2019) PREVIDENCIÁRIO.
RUÍDO.
CEDAE.
PRETENSÃO DE CÔMPUTO ESPECIAL DO TEMPO DE ATIVIDADE. 1.
A SENTENÇA CONSIDEROU ESPECIAL O PERÍODO TRABALHADO COM EXPOSIÇÃO A ELETRICIDADE, SEM CONSIDERAR O EMPREGO DE EPI EFICAZ, MAS O RECURSO INTERPOSTO PELO INSS NÃO ABORDA ESSA QUESTÃO. 2.
PPP CUJO RESULTADO NÃO É CRÍVEL, POIS NÃO INDIVIDUALIZA AS FONTES DE RUÍDO, NÃO APONTA CORRETAMENTE A TÉCNICA UTILIZADA PARA A MEDIÇÃO QUE FOSSE REPRESENTATIVA DA JORNADA E ATESTA MEDIÇÃO DE 103 DB(A) PARA PERÍODOS COM ATIVIDADES DIVERSAS EM LOCAIS DIFERENTES, PREDOMINANTEMENTE AO AR LIVRE.
A SÚMULA 49/TNU NÃO SE APLICA AO RUÍDO, POIS, PARA SABER SE A EXPOSIÇÃO ULTRAPASSA O LIMITE DE TOLERÂNCIA, DEVE-SE COLHER AS INTENSIDADES DE TODA A JORNADA, PONDERANDO-AS DE ACORDO COM O TEMPO DE EXPOSIÇÃO A CADA UMA DELAS.
MEDIÇÃO MERAMENTE EPISÓDICA DE RUÍDO NÃO PODE LEGITIMAR, MESMO ANTES DA LEI 9.032/1995, RECONHECIMENTO DA ESPECIALIDADE.
RECURSO INTERPOSTO PELO INSS PROVIDO PARA CONSIDERAR COMUM O PERÍODO DE 08/11/1985 A 31/10/1990 E A JULGAR IMPROCEDENTE O PEDIDO DE APOSENTADORIA ESPECIAL. (5ª TR-RJ Especializada, recurso 0165600-68.2016.4.02.5158/01, relator JF Iorio D’Alessandri, julgado em 06/06/2019) 3.
CASO CONCRETO 3.1. PERÍODOS DE 01/02/2004 A 30/04/2006 E DE 05/03/2007 A 10/02/2011 3.1.1.
Para comprovar a especilidade dos períodos, o autor apresentou PPP com as seguintes informações (evento 1, PPP7): 3.1.2.
Foi prolatada sentença que não reconheceu a especialidade destes períodos. 3.1.3.
A parte autora recorreu, e foi proplatada decisão monocrática, que deu parcial provimento ao recurso interposto pelo autor para reabrir a instrução probatória (evento 24, DESPADEC1): PREVIDENCIÁRIO.
APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO COM CÔMPUTO DE PERÍODOS ESPECIAIS.
HÁ PEDIDO DECLARATÓRIO DA ESPECIALIDADE.
PERÍODOS DE 11/02/2004 A 05/04/2006, DE 05/03/2007 A 12/01/2011, DE 18/03/2011 A 22/12/2014, E DE 18/08/2015 A 01/12/2016 - OS PERÍODOS NÃO FORAM RECONHECIDOS PELA SENTENÇA POR FALTA DE INDICAÇÃO DA METODOLOGIA DE MEDIÇÃO DO RUÍDO.
NOS PERÍODOS DE 05/03/2007 A 12/01/2011, E DE 18/03/2011 A 22/12/2014, OS PPP INDICAM DOSÍMETRO COMO TÉCNICA DE MEDIÇÃO.
OS PPP PADECEM DE VÍCIO QUE IMPEDE QUE, SEM A JUNTADA DO LTCAT, OS PERÍODOS POSSAM SER CONSIDERADOS ESPECIAIS.
DOSÍMETRO É INSTRUMENTO, NÃO É TÉCNICA DE MEDIÇÃO, E NÃO ESCLARECE SE OS VALORES SÃO REPRESENTATIVOS DE TODA A JORNADA DE TRABALHO. NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FOI APRESENTADO DOCUMENTO QUE SE REFERE A LTCAT DA EMPRESA PCP ENGENHARIA E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA.
NO ENTANTO, O DOCUMENTO ESTÁ INCOMPLETO E NÃO INFORMA QUAL A NORMA TÉCNICA OBSERVADA (NR 15 OU NHO 01).
MESMO PARA PERÍODOS ANTERIORES A 18/11/2003, A NR-15/MTE (ANEXO I, ITEM 6) JÁ EXIGIA A FEITURA DE UMA MÉDIA PONDERADA DO RUÍDO MEDIDO EM FUNÇÃO DO TEMPO A FIM DE SE EXTRAIR A DOSE A QUE ESTAVA SUBMETIDO O TRABALHADOR.
ASSIM, NÃO SE ADMITE, A QUALQUER TEMPO, A&nbs -
11/08/2025 19:21
Expedida/certificada a intimação eletrônica - Despacho/Decisão
-
11/08/2025 19:21
Expedida/certificada a intimação eletrônica - Despacho/Decisão
-
08/08/2025 21:07
Conhecido o recurso e provido em parte
-
08/08/2025 19:09
Conclusos para decisão/despacho
-
07/02/2024 10:50
Remetidos os Autos em grau de recurso para TR - Órgão Julgador: RJRIOTR05G03
-
06/02/2024 01:16
Decorrido prazo - Refer. ao Evento: 55
-
20/01/2024 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 55
-
10/01/2024 13:33
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
10/01/2024 13:33
Ato ordinatório praticado
-
18/12/2023 17:28
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 50
-
12/12/2023 14:22
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 49
-
04/12/2023 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. aos Eventos: 49 e 50
-
24/11/2023 10:53
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
24/11/2023 10:53
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
24/11/2023 10:53
Julgado procedente em parte o pedido
-
16/11/2023 05:15
Juntada de peças digitalizadas
-
24/10/2023 14:46
Conclusos para julgamento
-
05/10/2023 22:55
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 43
-
23/09/2023 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 43
-
13/09/2023 16:44
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
13/09/2023 16:43
Classe Processual alterada - DE: Cumprimento de Sentença contra Fazenda Pública (JEF) PARA: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL
-
14/06/2023 17:19
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 39
-
31/05/2023 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 39
-
21/05/2023 15:33
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
21/05/2023 15:33
Convertido o Julgamento em Diligência
-
26/01/2023 17:18
Conclusos para julgamento
-
26/01/2023 17:17
Cancelada a movimentação processual - (Evento 35 - Conclusos para decisão/despacho - 26/01/2023 17:14:37)
-
26/01/2023 17:13
Classe Processual alterada - DE: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL PARA: Cumprimento de Sentença contra Fazenda Pública (JEF)
-
30/11/2022 11:05
Remetidos os Autos ao JEF de Origem - RJRIOTR05G03 -> RJMAC01
-
30/11/2022 11:04
Transitado em Julgado - Data: 30/11/2022
-
30/11/2022 01:03
Decorrido prazo - Refer. ao Evento: 26
-
15/11/2022 17:42
Juntada de Certidão - suspensão do prazo - 28/11/2022 até 28/11/2022 Motivo: SUSPENSÃO DE PRAZOS - PORTARIA Nº TRF2-PTP-2022/00543, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022
-
15/11/2022 16:40
Juntada de Certidão - suspensão do prazo - 24/11/2022 até 24/11/2022 Motivo: SUSPENSÃO DE PRAZOS - PORTARIA Nº TRF2-PTP-2022/00543, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022
-
31/10/2022 16:45
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 25
-
29/10/2022 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. aos Eventos: 25 e 26
-
19/10/2022 10:20
Expedida/certificada a intimação eletrônica - Julgamento
-
19/10/2022 10:20
Expedida/certificada a intimação eletrônica - Julgamento
-
19/10/2022 06:44
Conhecido o recurso e provido em parte
-
19/10/2022 06:36
Conclusos para decisão/despacho
-
29/06/2021 13:48
Remetidos os Autos em grau de recurso para TR - Órgão Julgador: RJRIOTR05G03
-
04/05/2021 10:06
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 19
-
04/05/2021 10:06
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 19
-
28/04/2021 14:46
Intimação Eletrônica - Expedida/Certificada
-
28/04/2021 14:46
Ato ordinatório praticado
-
08/02/2021 21:26
Decurso de Prazo - Refer. ao Evento: 13
-
18/01/2021 23:59
Intimação Eletrônica - Confirmada - Refer. ao Evento: 13
-
13/01/2021 14:25
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 12
-
13/01/2021 14:25
Intimação Eletrônica - Confirmada - Refer. ao Evento: 12
-
08/01/2021 15:13
Intimação Eletrônica - Expedida/Certificada - Sentença
-
08/01/2021 15:13
Intimação Eletrônica - Expedida/Certificada - Sentença
-
08/01/2021 15:13
Sentença com Resolução de Mérito - Pedido Procedente em Parte
-
07/07/2020 16:25
Autos com Juiz para Sentença
-
06/07/2020 10:09
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 5
-
01/07/2020 06:41
Decurso de Prazo - Refer. ao Evento: 4
-
29/06/2020 23:59
Citação Eletrônica - Confirmada - Refer. ao Evento: 5
-
19/06/2020 17:15
Intimação Eletrônica - Confirmada - Refer. ao Evento: 4
-
19/06/2020 16:45
Citação Eletrônica - Expedida/Certificada
-
19/06/2020 16:45
Intimação Eletrônica - Expedida/Certificada
-
19/06/2020 16:45
Despacho/Decisão - Determina Intimação
-
19/06/2020 15:44
Autos com Juiz para Despacho/Decisão
-
01/06/2020 15:23
Distribuído por sorteio
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
07/02/2024
Ultima Atualização
15/09/2025
Valor da Causa
R$ 0,00
Documentos
DESPACHO/DECISÃO • Arquivo
DESPACHO/DECISÃO • Arquivo
DESPACHO/DECISÃO • Arquivo
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