TJPI - 0009419-49.2014.8.18.0140
2ª instância - Câmara / Desembargador(a) Vice-Presidencia
Processos Relacionados - Outras Instâncias
Polo Ativo
Polo Passivo
Advogados
Nenhum advogado registrado.
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
-
16/07/2025 03:03
Publicado Intimação em 16/07/2025.
-
16/07/2025 03:03
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 16/07/2025
-
15/07/2025 00:00
Intimação
RECURSO ESPECIAL NA APELAÇÃO CÍVEL (198) 0009419-49.2014.8.18.0140 RECORRENTE: IMOBILIÁRIA HALCA E DANIEL LTDA - EPP RECORRIDO: CELIO ALVES DE OLIVEIRA DECISÃO Vistos, Trata-se de Recurso Especial (id. 19701739), interposto nos autos do Processo n.º 0009419-49.2014.8.18.0140, com fulcro no art. 105, III, da CF, contra o acórdão de id. 18777532, proferido pela 2ª Câmara Especializada Cível deste TJPI, assim ementado: “EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NA APELAÇÃO CÍVEL.
INTEGRAÇÃO DE ACÓRDÃO.
CONTRADIÇÃO E OMISSÃO.
INEXISTÊNCIA.
AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO DE CRÉDITO EXTRAJUDICIAL HONORÁRIOS.
PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE RECONHECIDA.
DEVEDOR NÃO ENCONTRADO.
RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO. 1.
Da análise dos autos, verifica-se não existir qualquer vício a ser suprido mediante o presente recurso. 2.
Revendo os autos, infere-se que a ação de execução foi proposta em maio de 2014, oportunidade em que o juízo competente determinou a citação do executado/embargado.
Mesmo após inúmeras diligências e tentativas, pelo menos durante 6 (seis), incluindo a utilização do sistema INFOJUD, a citação sempre restou infrutífera, até quando, em maio de 2023, o magistrado declarou a prescrição intercorrente e extinguiu a ação. 2.
Na espécie, considerando o início da prescrição intercorrente em 25/09/2015 (um ano após a primeira tentativa infrutífera de citação do devedor), ID 12223947, pág. 48, e a tramitação do feito por quase 8 anos depois – período superior ao prazo prescricional do direito material (art. 206, §3°, I, do CPC) -, sem que tenha sido possível a citação do executado/embargado, entendo pertinente a declaração da prescrição intercorrente. 3.
No que tange à alegação constante nos presentes aclaratórios de nulidade da sentença, ante a violação ao princípio da não surpresa, compre registrar que, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça (RMS 54.566 - PI) “não cabe alegar surpresa se o resultado da lide se encontra previsto objetivamente no ordenamento disciplinador do instrumento processual utilizado e se insere no âmbito do desdobramento causal, possível e natural da controvérsia”. 4.
Dessa forma, não há que se falar em contradição ou omissão, uma vez que o entendimento adotado no acórdão embargado está em consonância com o regramento previsto no CPC, e com o entendimento do STJ.".
Nas suas razões, a Recorrente aduz violação aos arts. 7º, 9º, caput, 10, 487, parágrafo único, e 921, §5º, do CPC.
Sem contrarrazões. É o relatório.
DECIDO.
O apelo especial atende aos pressupostos processuais genéricos de admissibilidade.
In casu, razões recursais asseveram, em suma, que, ao manter a sentença que extinguiu o processo com resolução do mérito, por reconhecer a configuração da prescrição intercorrente, sem, contudo, intimar previamente o credor, ora Recorrente, para manifestar-se previamente sobre a questão, o aresto guerreado incidiu em violação aos arts. 7º, 9º, caput, 10, 487, parágrafo único, e 921, §5º, do CPC.
A seu turno, o Órgão Colegiado, analisando o feito, manteve a sentença de primeiro grau que reconheceu a configuração da prescrição intercorrente da execução, nos termos do art. 206, §3º, I, do CC, e, consignando tratar-se de ação de execução proposta em maio de 2014, concluiu pela desnecessidade de intimação prévia do credor, conforme precedente da Corte Superior, nos seguintes termos, in verbis: “A controvérsia posta a julgamento cinge-se em verificar se ocorreu, efetivamente, a prescrição intercorrente da pretensão executiva.
Conforme explanado quando do julgamento do acórdão embargado, nos termos dispostos no art. 206, do Código Civil, prescreve em 03 (três) anos a “cobrança dos valores referentes aos aluguéis e aos débitos acessórios ao contrato de locação”: (…) O instituto da prescrição encontra-se fundamentado no princípio da segurança das relações jurídicas, de sorte que ocorre a extinção da pretensão deduzida em juízo em razão do transcurso do tempo somado à inércia do credor.
Outrossim, para se configurar a prescrição intercorrente no processo de execução, reputa-se suficiente o decurso de lapso temporal superior ao da prescrição do título exequendo, sem que o credor promova as diligências que lhe competir, independentemente de a demanda estar arquivada administrativamente ou de prévia intimação do titular do crédito especificamente para impulsionar o feito. (…) Pois bem.
Revendo os autos, infere-se que a ação de execução foi proposta em maio de 2014, oportunidade em que o juízo competente determinou a citação do executado/embargado.
Mesmo após inúmeras diligências e tentativas, pelo menos durante 6 (seis), incluindo a utilização do sistema INFOJUD, a citação sempre restou infrutífera, até quando, em maio de 2023, o magistrado declarou a prescrição intercorrente e extinguiu a ação. (…) Na espécie, considerando o início da prescrição intercorrente em 25/09/2015 (um ano após a primeira tentativa infrutífera de citação do devedor), ID 12223947, pág. 48, e a tramitação do feito por quase 8 anos depois – período superior ao prazo prescricional do direito material (art. 206, §3°, I, do CPC) –, sem que tenha sido possível a citação do executado/embargado, entendo pertinente a declaração da prescrição intercorrente.
Ao contrário do que pontua a recorrente, segundo o entendimento acima mencionado, firmado pelo Superior Tribunal de Justiça por ocasião do julgamento do REsp 1.604.412/SC, é desnecessária a intimação prévia do credor para dar andamento ao processo, em caso de eventual reconhecimento, de ofício, da prescrição intercorrente, cabendo ao julgador, em respeito ao contraditório, assegurar-lhe oportunidade de apresentar defesa quanto à eventual ocorrência de fatos impeditivos, interruptivos ou suspensivos da prescrição, o que ocorreu no caso dos autos.”.
Ademais, no que tange à alegação constante dos presentes aclaratórios de nulidade da sentença, ante a violação ao princípio da não surpresa, compre registrar que, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça (RMS 54.566 – PI) “não cabe alegar surpresa se o resultado da lide se encontra previsto objetivamente no ordenamento disciplinador do instrumento processual utilizado e se insere no âmbito do desdobramento causal, possível e natural da controvérsia”.
Na hipótese dos autos, o fundamento adotado pelo magistrado de 1° grau para extinguir o feito ante o reconhecimento da prescrição, era perfeitamente previsível e cogitável pela parte exequente/recorrente, uma vez que, consoante já explanado, o executado/embargado sequer fora citado durante todo o andamento processual, transcorrendo o feito há mais de 09 (nove) anos.”.
Sobre a matéria destes autos, o Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Tema/IAC nº 01 (REsp 1.604.412/SC), proferido em assunção de competência, levou as seguintes questões a julgamento: “Cabimento de prescrição intercorrente e eventual imprescindibilidade de intimação prévia do credor; e a necessidade de oportunidade para o autor dar andamento ao processo paralisado por prazo superior àquele previsto para a prescrição da pretensão veiculada na demanda.”, fixando a seguinte tese: “1.1.
Incide a prescrição intercorrente, nas causas regidas pelo CPC/73, quando o exequente permanece inerte por prazo superior ao de prescrição do direito material vindicado, conforme interpretação extraída do art. 202, parágrafo único, do Código Civil de 2002. 1.2.
O termo inicial do prazo prescricional, na vigência do CPC/1973, conta-se do fim do prazo judicial de suspensão do processo ou, inexistindo prazo fixado, do transcurso de 1 (um) ano (aplicação analógica do art. 40, § 2º, da Lei 6.830/1980). 1.3.
O termo inicial do art. 1.056 do CPC/2015 tem incidência apenas nas hipóteses em que o processo se encontrava suspenso na data da entrada em vigor da novel lei processual, uma vez que não se pode extrair interpretação que viabilize o reinício ou a reabertura de prazo prescricional ocorridos na vigência do revogado CPC/1973 (aplicação irretroativa da norma processual). 1.4.
O contraditório é princípio que deve ser respeitado em todas as manifestações do Poder Judiciário, que deve zelar pela sua observância, inclusive nas hipóteses de declaração de ofício da prescrição intercorrente, devendo o credor ser previamente intimado para opor algum fato impeditivo à incidência da prescrição.".
Registre-se que, em análise apurada ao precedente, o C.
STJ, no julgamento paradigmático do referido tema, ao dispor sobre a necessidade de prévia intimação do exequente para dar andamento ao processo como requisito para a configuração da prescrição intercorrente, consignou o seguinte, in verbis: “A alteração de entendimento jurisprudencial propugnada pela Terceira Turma do STJ não promove a aplicação do novo Código de Processo Civil a situações pretéritas.
Definitivamente, não.
O CPC/1973 sequer regulou a prescrição intercorrente e, como consectário lógico de sua imprevisão, em momento algum dispôs que o início do prazo da prescrição intercorrente estaria condicionado à intimação da parte exequente.
Tratava-se de uma interpretação analógica, atrelada ao instituto do abandono da causa, que, conforme demonstrado, em nada tangencia a prescrição, a evidenciar a inadequação do entendimento então adotado.
Desse modo, não se pode afirmar que o NCPC modificou o tratamento a ser dado à matéria, ao expressamente preceituar – aliás, em absoluta consonância com o instituto – a desnecessidade de intimação do exequente, para efeito de início do prazo da prescrição intercorrente. (…) Diante da distinção ontológica entre a prescrição intercorrente e o abandono da causa, nota-se que a prescrição intercorrente independe de intimação para dar andamento ao processo.”. (grifei).
Dessa forma, observa-se que a leitura do acervo da lide evidencia conformidade da convicção firmada nesta Corte com aquela definida sob a sistemática da assunção de competência, haja vista que o acórdão recorrido concluiu pela incidência da prescrição intercorrente, na causa regida pelo CPC/73, observado o art. 202, do CC, considerando como termo inicial do prazo prescricional o fim do período de 01 (um) ano de suspensão do processo, por aplicação analógica do art. 40, § 2º, da Lei n.º 6.830/80, independentemente de prévia intimação do exequente, nos exatos termos do precedente.
Ante o exposto, NEGO SEGUIMENTO ao presente Recurso Especial, nos termos dos arts. 947, §3º, e 1.030, I, do CPC.
Publique-se, intimem-se e cumpra-se.
Teresina-PI, data registrada no sistema eletrônico.
Desembargador AGRIMAR RODRIGUES DE ARAÚJO Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí -
14/07/2025 08:43
Expedição de Outros documentos.
-
14/07/2025 08:41
Expedição de intimação.
-
14/07/2025 08:41
Expedição de intimação.
-
28/05/2025 10:16
Recurso Especial não admitido
-
24/02/2025 10:12
Conclusos para o Relator
-
24/02/2025 10:11
Juntada de Petição de certidão
-
22/02/2025 04:45
Juntada de não entregue - destinatário ausente (ecarta)
-
30/01/2025 11:44
Expedição de intimação.
-
30/01/2025 11:44
Expedição de intimação.
-
13/12/2024 13:55
Proferido despacho de mero expediente
-
05/11/2024 13:41
Redistribuído por encaminhamento em razão de Determinação judicial
-
05/11/2024 13:41
Remetidos os Autos (outros motivos) da Distribuição ao Vice Presidência do Tribunal de Justiça
-
05/11/2024 11:40
Juntada de Certidão
-
05/11/2024 11:37
Juntada de Certidão
-
07/10/2024 19:53
Determinada diligência
-
26/09/2024 12:52
Conclusos para o Relator
-
03/09/2024 23:54
Juntada de petição
-
01/08/2024 08:25
Expedição de Outros documentos.
-
25/07/2024 10:08
Embargos de Declaração Não-acolhidos
-
20/07/2024 12:30
Deliberado em Sessão - Julgado - Mérito
-
20/07/2024 12:19
Juntada de Petição de certidão de julgamento colegiado
-
03/07/2024 11:55
Expedição de Outros documentos.
-
03/07/2024 11:55
Expedição de Intimação de processo pautado.
-
03/07/2024 11:25
Inclusão do processo para julgamento eletrônico de mérito
-
26/06/2024 16:30
Pedido de inclusão em pauta virtual
-
22/05/2024 11:47
Conclusos para o Relator
-
22/05/2024 11:47
Juntada de Certidão
-
08/04/2024 18:34
Proferido despacho de mero expediente
-
26/03/2024 07:39
Conclusos para o Relator
-
22/03/2024 18:29
Juntada de Petição de petição
-
05/03/2024 13:39
Expedição de intimação.
-
05/03/2024 08:03
Conhecido o recurso de IMOBILIARIA HALCA E DANIEL LTDA - EPP - CNPJ: 04.***.***/0001-48 (APELANTE) e não-provido
-
21/02/2024 23:00
Deliberado em Sessão - Julgado - Mérito
-
21/02/2024 15:38
Juntada de Petição de certidão de julgamento
-
02/02/2024 09:24
Proferido despacho de mero expediente
-
01/02/2024 12:00
Juntada de Petição de petição de sustentação oral ou retirada de pauta
-
31/01/2024 11:00
Expedição de Outros documentos.
-
31/01/2024 11:00
Expedição de Intimação de processo pautado.
-
31/01/2024 10:15
Inclusão do processo para julgamento eletrônico de mérito
-
17/01/2024 15:55
Pedido de inclusão em pauta virtual
-
18/12/2023 09:22
Conclusos para o Relator
-
19/10/2023 03:39
Decorrido prazo de IMOBILIARIA HALCA E DANIEL LTDA - EPP em 18/10/2023 23:59.
-
02/10/2023 05:12
Juntada de não entregue - destinatário desconhecido no endereço (ecarta)
-
25/09/2023 10:59
Juntada de Petição de manifestação
-
13/09/2023 17:40
Expedição de Outros documentos.
-
13/09/2023 17:39
Expedição de Outros documentos.
-
13/09/2023 17:39
Expedição de intimação.
-
13/09/2023 17:38
Expedição de intimação.
-
13/09/2023 17:38
Expedição de Certidão.
-
13/09/2023 17:36
Expedição de Certidão.
-
19/07/2023 18:08
Recebido o recurso Com efeito suspensivo
-
10/07/2023 11:48
Recebidos os autos
-
10/07/2023 11:48
Conclusos para Conferência Inicial
-
10/07/2023 11:48
Distribuído por sorteio
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
05/11/2024
Ultima Atualização
16/07/2025
Valor da Causa
R$ 0,00
Documentos
DECISÃO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DECISÃO • Arquivo
ACÓRDÃO SEGUNDO GRAU • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
ACÓRDÃO SEGUNDO GRAU • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DECISÃO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
SENTENÇA • Arquivo
ATO ORDINATÓRIO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
Informações relacionadas
Processo nº 0802442-53.2025.8.18.0162
Maria dos Remedios Sousa Lima Bedran
Equatorial Piaui
Advogado: Italo Antonio Coelho Melo
1ª instância - TJPR
Ajuizamento: 08/07/2025 09:06
Processo nº 0800338-79.2025.8.18.0068
Jose Rodrigues Castelo Branco
Banco Bradesco S.A.
Advogado: Italo de Sousa Bringel
1ª instância - TJPR
Ajuizamento: 05/02/2025 07:45
Processo nº 0838317-24.2023.8.18.0140
Lourdes Helena Barros Viana
Fundacao Municipal de Saude
Advogado: Joao Dias da Silveira Filho
1ª instância - TJPR
Ajuizamento: 23/07/2023 20:27
Processo nº 0009419-49.2014.8.18.0140
Imobiliaria Halca e Daniel LTDA - EPP
Celio Alves de Oliveira
Advogado: Henrique Martins Costa e Silva
1ª instância - TJPR
Ajuizamento: 12/05/2014 10:46
Processo nº 0800729-05.2024.8.18.0089
Dalma Dias Marreca da Cruz
Banco Pan
Advogado: Gilvan Melo Sousa
1ª instância - TJPR
Ajuizamento: 14/05/2024 17:51