TJSP - 0003585-94.2025.8.26.0451
1ª instância - 02 Civel de Piracicaba
Polo Ativo
Polo Passivo
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
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08/07/2025 14:06
Juntada de Petição de Petição (outras)
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23/06/2025 03:03
Certidão de Publicação Expedida
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18/06/2025 11:07
Remetidos os Autos (;7:destino:Remessa) para destino
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18/06/2025 10:37
Ato ordinatório - Intimação - DJE
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17/06/2025 17:17
Juntada de Petição de Petição (outras)
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01/06/2025 04:18
Juntada de Aviso de recebimento (AR)
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30/05/2025 08:03
Certidão de Publicação Expedida
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30/05/2025 08:03
Certidão de Publicação Expedida
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29/05/2025 04:04
Certidão de Publicação Expedida
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29/05/2025 04:03
Certidão de Publicação Expedida
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29/05/2025 04:03
Certidão de Publicação Expedida
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28/05/2025 13:24
Remetidos os Autos (;7:destino:Remessa) para destino
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27/05/2025 18:41
Juntada de Certidão
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14/05/2025 14:33
Expedição de Carta.
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14/05/2025 14:33
Ato ordinatório
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14/05/2025 14:29
Expedição de Outros documentos.
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14/05/2025 10:47
Juntada de Petição de Petição (outras)
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25/04/2025 00:00
Intimação
ADV: Fabio Rivelli (OAB 297608/SP), Camila Kersch Rodrigues (OAB 457998/SP) Processo 0003585-94.2025.8.26.0451 - Cumprimento de sentença - Exeqte: Dantas, Lee, Brock e Camargo Advogados - Exectdo: Celio Roberto Almeida da Silva -
Vistos.
Inviável a dispensa de recolhimento de custas processuais fundado no art. 82, § 3º, do CPC, incluído pela Lei Federal n. 15.109/25.
Primeiro porque se o dispositivo legal positiva uma isenção tributária de custas judiciais instituídas pelos Estados realizada pela União, fere-se o art. 151, III, da CF/88.
Acaso se entenda como causa de suspensão de exigibilidade tributária, a norma está maculada por vício de inconstitucionalidade formal, pois dependeria de previsão em lei complementar, à luz do art. 146, III, da CR/88.
Em terceiro lugar, a norma está maculada por vício de iniciativa, pois a lei concessiva de isenção de taxa judiciária é de iniciativa reservada aos órgãos superiores do Poder Judiciário (STF, ADI 3.629 e ADI 6.859).
Não bastassem os vícios formais, a norma legal concessiva de dispensa de pagamento de tributo a determinada categoria profissional (advogados) viola a igualdade tributária (STF, ADI 3.260 e ADI 6.859).
Com efeito, as custas judiciais têm natureza de tributo, mais precisamente de taxa de serviço, nos termos do art. 145, II, da Constituição Federal, conforme orientação jurisprudencial consolidada (por todos, cf.
STF, ADI 3.694; STF, ADI 2.653; STJ, REsp 1.893.966/SP).
Por isso, à luz do princípio da legalide (art. 150, I, da CF/88 c/c CTN, art. 97), a instituição da exigência de custas judiciais depende de previsão em lei a ser editada pelo ente federativo tributante (com competência tributária: poder de instituir/criar tributo).
Ao dispensar os advogados de recolher as custas processuais relativas a processos de cobrança ou execução de honorários advocatícios, a lei positiva uma isenção tributária, é dizer, uma dispensa legal de pagamento de tributo, modalidade de exclusão tributária, nos termos do art. 175, I, do CTN.
Todavia, de acordo com o art. 151, III, da CR/88, é vedado à União instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios (isenções heterônomas).
As normas de isenção tributária, portanto, devem ser editadas pelo ente federado com competência tributária para a instituição do tributo.
Consequentemente, as custas judiciais decorrentes do serviço prestado pela União (Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Militar Federal) devem ser instituídas (e isentadas, se o caso) por lei federal.
De outro lado, as custas judiciais decorrentes do serviço prestado pelos Estados (respectivas Justiças Estaduais) devem ser instituídas (e isentadas, se o caso) por lei estadual.
De todo modo, ao apreciar uma lei estadual de conteúdo análogo, o Supremo Tribunal Federal já reconheceu que a concessão de isenção de recolhimento de taxa judiciária por advogados contém, ainda, outros dois vícios, um de ordem formal e outro de ordem material (ADI 6.859/RS).
No plano formal, no julgamento da ADI 3.629, o Plenário do Supremo Tribunal Federal já havia reconhecido que, [a]pós a EC 45/2004, a iniciativa de lei sobre custas judiciais foi reservada para os órgãos superiores do Poder Judiciário (ADI 3629, Rel.
Min.
Gilmar Mendes, Tribunal Pleno, j. 3/3/2020).
No plano material, no julgamento da ADI 3.260, o Plenário do Supremo Tribunal Federal já havia reconhecido que viola a igualdade tributária (CF/88, art. 150, II) lei que concede isenção de custas judiciais a membros de determinada categoria profissional pelo simples fato de a integrarem (ADI 3260, Rel.
Min.
Eros Grau, Tribunal Pleno j. 29/3/2007).
Ambas as orientações foram recentemente repisadas no julgamento da ADI n. 6.859, oportunidade em que o Plenário do Supremo Tribunal Federal fixou a seguinte tese: É inconstitucional norma estadual de origem parlamentar que concede isenção a advogados para execução de honorários, por vício de iniciativa e afronta à igualdade (ADI 6.859/RS, Plenário, Rel.
Min.
Roberto Barroso, j. 22.2.2023).
Por tais razões, indefere-se o requerimento de isenção das custas processuais.
Deverá a parte autora / exequente recolher as custas e despesas processuais em 15 (quinze) dias, sob pena de cancelamento da distribuição.
Intime-se. -
24/04/2025 23:25
Certidão de Publicação Expedida
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24/04/2025 01:26
Remetidos os Autos (;7:destino:Remessa) para destino
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23/04/2025 14:28
Não Concedida a Assistência Judiciária Gratuita
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23/04/2025 13:50
Conclusos para despacho
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23/04/2025 13:47
Conclusos para despacho
-
23/04/2025 13:47
Expedição de Certidão.
-
23/04/2025 13:36
Execução/Cumprimento de Sentença Iniciada (o)
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
05/12/2021
Ultima Atualização
08/07/2025
Valor da Causa
R$ 0,00
Detalhes
Documentos
Ato Ordinatório • Arquivo
Ato Ordinatório • Arquivo
Decisão • Arquivo
Execução Definitiva/Cumprimento Definitivo de Sentença • Arquivo
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