TRF1 - 1001702-22.2017.4.01.4100
1ª instância - 5ª Porto Velho
Processos Relacionados - Outras Instâncias
Assistente Desinteressado Amicus Curiae
Advogados
Nenhum advogado registrado.
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
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25/04/2025 00:00
Intimação
PODER JUDICIÁRIO Seção Judiciária do Estado de Rondônia 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJRO 1001702-22.2017.4.01.4100 ATO ORDINATÓRIO Com fundamento no inciso XIV do art. 93 da Constituição Federal; no art. 41, XVII, da Lei 5.010/1966; no art. 203, § 4°, do CPC; nos art. 210 e seguintes do Provimento COGER 10126799; nos termos da Portaria 10559878 da 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária, publicada no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 1ª Região n° 135, de 24/07/2020, e na forma do art. 272, § 6°, do CPC, faço vista às partes do recebimento dos autos.
SEM REQUERIMENTOS ESPECÍFICOS, COM PEDIDOS DISCRIMINADOS, em 15 (quinze dias), os autos serão arquivados.
Porto Velho - RO, (data da assinatura eletrônica constante do rodapé). (assinado eletronicamente) Diretor(a) de Secretaria -
29/11/2023 00:00
Intimação
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Rondônia 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJRO SENTENÇA TIPO "A" PROCESSO: 1001702-22.2017.4.01.4100 CLASSE: AÇÃO CIVIL PÚBLICA (65) POLO ATIVO: INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA e outros POLO PASSIVO:OSEIAS ROMULO PEDRACA e outros REPRESENTANTES POLO PASSIVO: GENIVALDO PEREIRA DE FREITAS - RO2939 SENTENÇA Trata-se de Ação Civil Pública por danos causados ao meio ambiente, ajuizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL e pelo INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA contra OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA e TATIANA ROCHA DA SILVA, objetivando a condenação dos réus: a) em obrigação de pagar quantia certa, correspondente ao dano material da seguinte forma: - OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA, no montante de R$ 755.914,54 e TATIANA ROCHA DA SILVA, no montante de R$ 198.619,58; b) obrigação de pagar quantia certa, correspondente ao dano moral difuso da seguinte forma: - OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA, no montante de R$ 377.957,27; e TATIANA ROCHA DA SILVA, no montante de R$ 99.309,79, e c) em obrigação de fazer, consistente em recompor a área degradada mediante sua não utilização para que seja propiciada a regeneração natural bem como apresentação de PRAD perante a autoridade administrativa competente na seguinte proporção: - OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA, na área de 70,37 hectares; e TATIANA ROCHA DA SILVA, na área de 18,49 ha.
Narra que em esforço conjugado entre o IBAMA, o ICMBio e o MPF, foi criado o Projeto “Amazônia Protege” com a finalidade de buscar a reparação ambiental decorrente de desmatamentos ilegais na Região Amazônica; retomar as áreas ilegalmente desmatadas; e impedir a regularização fundiária dos perímetros degradados.
Nesse contexto, expôs o Parquet que mediante a análise pericial de imagens de satélite geradas pelo projeto PRODES/INPE puderam ser identificadas com precisão as áreas desmatadas e sua extensão, utilizando-se ainda dados públicos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), SIGEF/SNCI do INCRA, TERRA LEGAL, bem como consultas a autos de infração e embargos no IBAMA, para identificação dos responsáveis e daqueles que buscam proveito econômico de tais infrações.
Sustenta que em 2016 houve desmatamento ilegal de floresta primária na região amazônica, pelo(s) demandado(s), abrangendo um total de 70,4 hectares situado no Município de Cujubim/RO.
Discorre acerca da responsabilidade objetiva por danos ao meio ambiente e dano moral coletivo, bem assim a obrigação propter rem da obrigação reparatória.
A peça vestibular veio acompanhada de documentos.
A requerida Tatiana Rocha da Silva de Freitas apresentou contestação (id 18910592 - Contestação (PETIÇÃO CONTESTAÇÃO AMBIENTAL), informando que em setembro de 2009 vendeu parte do lote e que a área foi invadida e o desmatamento foi realizado pelos invasores.
Réplica (id 203719851 - Petição intercorrente e 205262851 - Réplica).
Contestação do requerido Oseias Rômulo Pedraça (id 1354428769 - Contestação (SEI DPU 5598090 Petição), alegando em preliminar a incorreção do valor da causa; inépcia da inicial e rejeição à inversão do ônus da prova.
No mérito aduziu quanto à ausência de nexo de causalidade.
Réplica (id 1397971787 - Petição intercorrente).
Instados a especificarem provas, as partes autoras nada requereram (id 1415172285 - Petição intercorrente e 1416683774 - Petição intercorrente).
Os réus requereram a produção de prova testemunhal (id 1425162789 - Petição intercorrente (Rol Testemunhas) e 1479843878 - Manifestação (PETIÇÃO AMBIENTAL MANIFESTAÇÃO PROD PROVAS).
Decisão deferindo os benefícios da justiça gratuita e inversão do ônus da prova.
Rejeitou as preliminares de inépcia da inicial e ilegitimidade passiva bem como indeferiu o pedido de produção de prova testemunhal (id 1520858378 - Decisão).
A DPU noticiou a interposição de agravo de instrumento (id 1538667892 - Petição intercorrente (SEI DPU 6006634 Informa agravo).
Decisão determinando que a requerida Tatiana Rocha da Silva de Freitas comprove que a área decorrente do contrato de cessão de servidão florestal confere com a área indicada na inicial e constante no demonstrativo de alteração na cobertura vegetal (id 1731426558 - Decisão).
A requerida Tatiana Rocha da Silva de Freitas colacionou cartas imagens (id 1780257080 - Documentos Diversos (CARTA IMAGEM lote13). É o relatório.
DECIDO.
Inicialmente verifico que o objeto dos autos se encontra apto a um julgamento antecipado do mérito, visto que não há necessidade de produção de outras provas, ensejando a hipótese do art. 355, I, do CPC.
Antes, porém, de apreciar o mérito, torna-se cogente esclarecer que as preliminares de inépcia da inicial, ilegitimidade passiva e de não inversão do ônus da prova já foram afastadas através da decisão id 1520858378 - Decisão, portanto, inócua nova análise.
No tocante à prova produzida no âmbito administrativo, é de se observar que os documentos produzidos pela administração possuem atributos de veracidade e legitimidade, corolários da presunção juris tantum, de modo que se pressupõe terem sidos produzidos conforme o direito, de modo que todos os seus elementos e requisitos (forma, objeto, motivo, finalidade e sujeitos) foram devidamente cumpridos, de acordo com as regras legais aplicáveis ao caso.
Registro que a utilização de imagens de satélite como subsídio para identificação de áreas ilicitamente desmatadas constitui meio de prova idôneo, à disposição de ambas as partes.
Nesse sentido: [C]considerando as especificidades da região amazônica, onde as distâncias são óbice muitas vezes intransponível, o sensoriamento remoto utilizado na fiscalização, e mesmo na constatação de ocorrências de danos ambientais e a extensão ou grau de impacto, são ferramentas de fácil acesso, uma vez que tais serviços são disponibilizados tanto por instituições públicas e privadas como INPE, SIPAM, MAPBIOMAS etc.
A jurisprudência dos nossos tribunais tem aceitado largamente a possibilidade do uso de imagens obtidas por sensoriamento remoto como meio de prova apto em processo judicial, tanto cíveis quanto criminais, em razão de sua confiabilidade e grau de precisão, inclusive, corroborando a possibilidade da validade da prova quando apresentada por quaisquer das partes, sujeita ao contraditório, sem a necessidade de elaboração de perícia judicial. (MENESES, C.
R.
S.
Dano Ambiental: Constatação através de sistemas de imagens de satélite e validade destas como prova de ação judicial.
Revista da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, Porto Velho/RO - Brasil, n. 29, 2021.
Disponível em: https://periodicos.emeron.edu.br/index.php/emeron/article/view/150).
Por sua vez, os requeridos não se desincumbiram em infirmar as provas, circunstância que demonstra a higidez dos atos administrativos, diante da legitimidade e presunção de veracidade que lhe são inerentes, os quais somente podem ser afastados mediante prova robusta a cargo do administrado.
Ademais, o ajuizamento de ação civil pública visando a reparação por dano ambiental, prescinde da existência de auto de infração ou termo de embargo, visto que a degradação ambiental pode ser comprovada por outros meios de prova, conforme adrede apontado.
Feitas essas considerações passo a analisar o mérito.
Com a presente ação pretende o Ministério Público Federal obter a condenação dos réus a repararem os danos ambientais causados à floresta amazônica sem autorização.
Em se tratando de reparação por dano ambiental, a responsabilidade é objetiva, ou seja, independe da existência de dolo ou culpa por parte do agente causador, basta que exista uma ação ou omissão que resulte em dano ao meio ambiente, provando-se apenas o nexo de causalidade entre a conduta e o resultado.
A Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecida pela Lei nº 6.931, adotou a responsabilidade objetiva ambiental, tendo a Constituição da República, no art. 225, §3º, considerado imprescindível a obrigação de reparação dos danos causados ao meio ambiente.
Sobre o assunto, o Superior Tribunal de Justiça já consolidou e uniformizou a jurisprudência sobre a ordem legal infraconstitucional de forma coerentes, nos termos do art. 926 do Código de Processo Civil.
Assim, foram editados os seguintes enunciados de súmula: Súmula 613.
Não se admite a aplicação da teoria do fato consumado em tema de Direito Ambiental.
Súmula 618.
A inversão do ônus da prova aplica-se às ações de degradação ambiental.
Súmula 623.
As obrigações ambientais possuem natureza propter rem, sendo admissível cobrá-las do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores, à escolha do credor.
Súmula 629.
Quanto ao dano ambiental, é admitida a condenação do réu à obrigação de fazer ou à de não fazer cumulada com a de indenizar.
Quanto ao enunciado 629, cabe registrar que sua interpretação deve ser feita em consonância com os precedentes subjacentes.
Assim, analisando os julgados que culminaram na edição da súmula, é possível concluir que a cumulação da obrigação de fazer somente é possível quando não se pode promover a recuperação da área degradada.
Dessa maneira, serve a condenação à obrigação de pagar como medida subsidiária, fixada desde a sentença, para garantir a implementação de consequências jurídicas sobre o ato, dispensando-se moroso processo de liquidação que apenas eterniza a judicialização e consome recursos públicos desnecessários.
Dentro do cenário de consolidação e uniformização sobre a interpretação da ordem jurídica infraconstitucional, pela Corte Superior constitucionalmente competente, são desnecessárias maiores digressões teóricas sobre o assunto.
Cabe ao magistrado de primeiro grau, portanto, fazer o distinguishing e analisar a aplicação dos enunciados ao caso concreto, ou seja, que (i) ocorreu o dano ambiental e (ii) o réu é proprietário/possuidor da área degradada, foi proprietário/possuidor ao tempo da degradação ou praticou os atos de degradação.
Com relação ao primeiro requisito, o dano ambiental ficou comprovado nos autos, conforme, Demonstrativos de alteração na cobertura vegetal, cartas imagens e Car, constantes no id 1294 e seguintes.
O vínculo dos réus com os fatos e a responsabilidade ambiental está comprovada nos autos.
Os requeridos não se desincumbiram em comprovar que não têm relação com a área degradada.
As cartas imagens colacionadas pela requerida Tatiana Rocha da Silva de Freitas (id1780257080 - Documentos Diversos (CARTA IMAGEM lote13), não consta indicação dos polígonos e satélite, circunstâncias que obstam a cognição de sua veracidade e confronto com os documentos que instruíram a inicial.
Portanto, não há como afirmar que a degradação indicada na inicial ocorreu tão somente na área objeto da servidão ambiental.
Ademais, não se sustenta a arguição de que não tenham realizado o desmate, imputando a degradação ambiental a eventuais invasores, visto que não comprovada a arguição, e, como explicado alhures, a responsabilidade pela reparação do dano ambiental é objetiva e possui natureza propter rem, sendo devida pelo proprietário/possuidor, independentemente de culpa, demonstrando-se a sua relação de causalidade, pelo simples fato de ser o proprietário/possuidor do lote, bem como é possível a cobrança da reparação do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores, à escolha do credor (Súmula 623 do STJ).
Constatado o dano ambiental, impõe-se ao demandado o dever de repará-lo, nos termos do art. 14, §1º, da Lei nº 6.938/81.
Segundo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o dano moral coletivo é aferível in re ipsa, sendo dispensada a demonstração de prejuízos concretos e de aspectos de ordem subjetiva, seja do ponto de vista individual ou coletivo.
O dano extrapatrimonial decorre, assim, do próprio fato apontado como violador dos direitos coletivos e difusos, cuja natureza é por essência extrapatrimonial, sendo o fato, por isso mesmo, passível de avaliação objetiva quanto a ter ou não aptidão para caracterizar o prejuízo moral coletivo, desde que evidente a reprovabilidade moral do fato gerador desse dano. É o que se observa na ementa abaixo transcrita: AMBIENTAL E CIVIL.
AÇÃO CIVIL PÚBLICA.
DESMATAMENTO DE FLORESTA NATIVA DO BIOMA AMAZÔNICO.
INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS COLETIVOS.
AUSÊNCIA DE PERTURBAÇÃO À PAZ SOCIAL OU DE IMPACTOS RELEVANTES SOBRE A COMUNIDADE LOCAL.
IRRELEVÂNCIA.
PRECEDENTES DO STJ.
SIGNIFICATIVO DESMATAMENTO DE ÁREA OBJETO DE ESPECIAL PROTEÇÃO.
INFRAÇÃO QUE, NO CASO, CAUSA, POR SI, LESÃO EXTRAPATRIMONIAL COLETIVA.
CABIMENTO DE REPARAÇÃO POR DANO MORAL COLETIVO.
RECURSO ESPECIAL CONHECIDO E PROVIDO. (…) V.
Não se sustenta o fundamento adotado pelo Juízo a quo de que, no caso, não seria possível reconhecer o dano moral, porque, para isso, seria necessário que a lesão ambiental “desborde os limites da tolerabilidade”.
Isso porque, na situação sob exame, também se consignou, no acórdão recorrido, que houve “desmatamento e exploração madeireira sem a indispensável licença ou autorização do órgão ambiental competente”, conduta que “tem ocasionado danos ambientais no local, comprometendo a qualidade do meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
VI.
Constatando-se que, por meio de desmatamento não autorizado, causaram-se danos à qualidade do meio ambiente ecologicamente equilibrado, não tem pertinência, para a solução da causa, o chamado princípio da tolerabilidade, construção que se embasa, precisamente, na distinção feita pela legislação ambiental entre, de um lado, impacto ambiental – alteração do meio ambiente, benéfica ou adversa (Resolução CONAMA 001/86, arts. 1º e 6º, II) – e, de outro, degradação e poluição (Lei 6.938/81, art. 3º, II e III).
Como esclarece a doutrina especializada: “de um modo geral as concentrações populacionais, as indústrias, o comércio, os veículos, a agricultura e a pecuária produzem alterações no meio ambiente, as quais somente devem ser contidas e controladas, quando se tornam intoleráveis e prejudiciais à comunidade, caracterizando poluição reprimível.
Para tanto, a necessidade de prévia fixação técnica dos índices de tolerabilidade, dos padrões admissíveis de alterabilidade de cada ambiente, para cada atividade poluidora” (MEIRELLES, Hely Lopes.
Proteção Ambiental e Ação Civil Pública.
Revista dos Tribunais nº 611, São Paulo: RT, 1986, p. 11).
Especificamente quanto ao dano moral decorrente de ato lesivo ao meio ambiente, “há que se considerar como suficiente para a comprovação do dano extrapatrimonial a prova do fato lesivo – intolerável – ao meio ambiente.
Assim, diante das próprias evidências fáticas da degradação ambiental intolerável, deve-se presumir a violação ao ideal coletivo relacionado à proteção ambiental e, logo, o desrespeito ao direito humano fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado” (LEITE, José Rubens Morato.
Dano ambiental, do individual ao coletivo extrapatrimonial.
Teoria e prática. 5ª ed.
Editora Revista dos Tribunais, 2012, p. 288).
VII.
Assim, constatado o dano ambiental – e não mero impacto negativo decorrente de atividade regular, que, por si só, já exigiria medidas mitigatórias ou compensatórias –, incide a Súmula 629/STJ: "Quanto ao dano ambiental, é admitida a condenação do réu à obrigação de fazer ou à de não fazer cumulada com a de indenizar".
Trata-se de entendimento consolidado que, ao amparo do art. 225, § 3º, da Constituição Federal e do art. 14, § 1º, da Lei 6.938/81, “reconhece a necessidade de reparação integral da lesão causada ao meio ambiente, permitindo a cumulação das obrigações de fazer, não fazer e de indenizar, inclusive quanto aos danos morais coletivos” (STJ, EREsp 1.410.0698/MG, Rel.
Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIS FILHO, PRIMEIRA SEÇÃO, DJe de 03/12/2018).
VIII.
Afirmou o Tribunal de origem, ainda, que o reconhecimento do dano moral exige ilícito que venha a “causar intranquilidade social ou alterações relevantes à coletividade local”.
Contra essa compreensão, tem-se entendido no STJ – quanto às lesões extrapatrimoniais em geral – que “é remansosa a jurisprudência deste Tribunal Superior no sentido de que o dano moral coletivo é aferível in re ipsa, dispensando a demonstração de prejuízos concretos e de aspectos de ordem subjetiva.
O referido dano será decorrente do próprio fato apontado como violador dos direitos coletivos e difusos, por essência, de natureza extrapatrimonial, sendo o fato, por si mesmo, passível de avaliação objetiva quanto a ter ou não aptidão para caracterizar o prejuízo moral coletivo, este sim nitidamente subjetivo e insindicável” (EREsp 1.342.846/RS, Rel.
Ministro RAUL ARAÚJO, CORTE ESPECIAL, DJe de 03/08/2021).
IX.
Segundo essa orientação, a finalidade do instituto é viabilizar a tutela de direitos insuscetíveis de apreciação econômica, cuja violação não se pode deixar sem resposta do Judiciário, ainda quando não produzam desdobramentos de ordem material.
Por isso, quanto aos danos morais ambientais, a jurisprudência adota posição semelhante: "No caso, o dano moral coletivo surge diretamente da ofensa ao direito ao meio ambiente equilibrado.
Em determinadas hipóteses, reconhece-se que o dano moral decorre da simples violação do bem jurídico tutelado, sendo configurado pela ofensa aos valores da pessoa humana.
Prescinde-se, no caso, da dor ou padecimento (que são consequência ou resultado da violação)" (STJ, REsp 1.410.698/MG, Rel.
Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, DJe de 30/06/2015).
E ainda: "Confirma-se a existência do ‘dano moral coletivo’ em razão de ofensa a direitos coletivos ou difusos de caráter extrapatrimonial – consumidor, ambiental, ordem urbanística, entre outros –, podendo-se afirmar que o caso em comento é de dano moral in re ipsa, ou seja, deriva do fato por si só" (STJ, AgInt no REsp 1.701.573/PE, Rel.
Ministro FRANCISCO FALCÃO, SEGUNDA TURMA, DJe de 02/09/2019).
Na mesma direção: STJ, REsp 1.642.723/RS, Rel.
Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, DJe de 25/05/2020; REsp 1.745.033/RS, Rel.
Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, DJe de 17/12/2021.
X.
No que se refere à inexistência de “situação fática excepcional” – expressão também usada no acórdão recorrido –, trata-se de requisito que, de igual forma, contraria precedente do STJ, também formado em matéria ambiental: “Os danos morais coletivos são presumidos. É inviável a exigência de elementos materiais específicos e pontuais para sua configuração.
A configuração dessa espécie de dano depende da verificação de aspectos objetivos da causa” (REsp 1.940.030/SP, Rel.
Ministro OG FERNANDES, SEGUNDA TURMA, DJe de 06/09/2022).
Na mesma direção, a doutrina ensina que os impactos materiais ou incômodos sobre a comunidade constituem, em verdade, dano da natureza patrimonial: “O dano ambiental patrimonial é aquele que repercute sobre o próprio bem ambiental, isto é, o meio ecologicamente equilibrado, relacionando-se à sua possível restituição ao status quo ante, compensação ou indenização.
A diminuição da qualidade de vida da população, o desequilíbrio ecológico, o comprometimento de um determinado espaço protegido, os incômodos físicos ou lesões à saúde e tantos outros constituem lesões ao patrimônio ambiental” (MILARÉ, Édis.
Direito do Ambiente. 9. ed. atual. ampl.
São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. p. 326).
XI.
Dessa forma, a jurisprudência dominante no STJ tem reiterado que, para a verificação do dano moral coletivo ambiental, é “desnecessária a demonstração de que a coletividade sinta a dor, a repulsa, a indignação, tal qual fosse um indivíduo isolado”, pois “o dano ao meio ambiente, por ser bem público, gera repercussão geral, impondo conscientização coletiva à sua reparação, a fim de resguardar o direito das futuras gerações a um meio ambiente ecologicamente equilibrado” (REsp 1.269.494/MG, Rel.
Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, DJe de 01/10/2013).
XII.
Nesse sentido, há precedentes no STJ reconhecendo que a prática do desmatamento, em situações como a dos autos, pode ensejar dano moral: “Quem ilegalmente desmata, ou deixa que desmatem, floresta ou vegetação nativa responde objetivamente pela completa recuperação da área degradada, sem prejuízo do pagamento de indenização pelos danos, inclusive morais, que tenha causado” (REsp 1.058.222/SP, Rel.
Ministro HERMAN BENJAMIN, DJe de 04/05/2011).
Adotando a mesma orientação: REsp 1.198.727/MG, Rel.
Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, DJe de 09/05/2013.
Consigne-se, ainda, a existência das seguintes decisões monocráticas, transitadas em julgado, que resultaram no provimento de Recurso Especial contra acórdão, também do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, que adotou a mesma fundamentação sob exame: REsp 2.040.593/MT, Rel.
Ministro FRANCISCO FALCÃO, DJe de 07/03/2023; AREsp 2.216.835/MT, Rel.
Ministro FRANCISCO FALCÃO, DJe de 02/02/2023.
XIII.
Por fim, anote-se que, no caso, o ilícito sob exame não pode ser considerado de menor importância, uma vez que, consoante o acórdão recorrido, houve “exploração de 15,467 hectares de floresta nativa, objeto de especial preservação, na região amazônica, na Fazenda Chaleira Preta, com exploração madeireira e abertura de ramais, sem autorização do órgão ambiental competente”.
Constatando esses fatos, o Tribunal a quo reconheceu, ainda, a provável impossibilidade de recuperação integral da área degradada.
XIV.
Recurso Especial conhecido e provido, para reconhecer a ocorrência de dano moral coletivo no caso, com determinação de retorno dos autos ao Tribunal de origem, para que, à luz das circunstâncias que entender relevantes, quantifique a indenização respectiva. (STJ, REsp 1.989.778/MT, Relatora: Ministra Assusete Magalhães, Segunda Turma, julgado em 19/09/2023) No caso em apreço, comprovado que a coletividade teve uma área de vegetação nativa de Floresta Amazônica desmatada pelos réus, cabe reparação por danos morais coletivos.
Resta, então, identificar o quantum adequado à hipótese.
Não há parâmetro legal definido para o arbitramento da indenização, a qual deve ser quantificada segundo os critérios de proporcionalidade, moderação e razoabilidade, submetidos ao prudente arbítrio judicial, com observância das peculiaridades inerentes aos fatos e circunstâncias que envolvem o caso concreto, bem assim em consonância com a função sancionatória e pedagógica da reparação (TRF1, AC: 10014209420194013200, Quinta Turma, publicação: PJe 17/05/2021).
A jurisprudência tem destacado a relevância da tutela jurisdicional do meio ambiente, estabelecendo que o valor da indenização deve ser proporcional à ofensa, com observância dos critérios da exemplaridade e da solidariedade.
Nesse contexto, convém mencionar os seguintes precedentes: (…) Considerando a extensão do dano provocado (287 hectares), bem como a ausência de provas quanto a eventual hipossuficiência do apelante, não se mostra desarrazoado o montante fixado na sentença a título de danos morais coletivos, que é de R$ 100.000,00 (cem mil reais). (TRF1, AC: 00007745220074013902, Relator: Desembargador Federal Souza Prudente, Quinta Turma, data de julgamento: 30/01/2019, publicação: 08/02/2019) (…) Sendo certo o evento danoso (desmatamento de área de 188 hectares de floresta nativa, da região da Amazônia Brasileira, sem a autorização da autoridade ambiental); o dano dele decorrente, inclusive quanto à perda de biodiversidade de flora e fauna, comprometimento do microclima da área e perda de importantes serviços ambientais prestados pela floresta amazônica (circunstância que, por si, justifica a incidência do princípio do poluidor/usuário pagador, para fins de ressarcimento por danos ambientais); e o nexo de causalidade entre estes (desmatamento contemporâneo à posse do apelado no polígono da autuação); ficam evidenciados os pressupostos do dever de indenizar. (…) Caracterizada, pois, a ocorrência de dano moral coletivo, na hipótese dos autos, impõe-se o seu ressarcimento.
Relativamente à sua quantificação, inexiste parâmetro legal preordenado ao seu arbitramento, devendo ser quantificado segundo os critérios de proporcionalidade, moderação e razoabilidade, com observância das peculiaridades inerentes aos fatos e circunstâncias que envolvem o caso concreto, bem assim em consonância com a função sancionatória e pedagógica da reparação.
Dessa forma, dado o desmatamento de 188 hectares, que teria como finalidade a exploração de atividade agropecuária, com fins lucrativos, fixo o dano moral coletivo em R$100.000,00 (cem mil de reais). (TRF1, AC: 00010726520124013903, Relator: Desembargador Federal Souza Prudente, Quinta Turma, data de julgamento: 30/01/2019, publicação: 08/02/2019) (…) Na hipótese, cabível a condenação do requerido à regeneração da área degradada, correspondente a 294,922 ha (duzentos e noventa e quatro hectares novecentos e vinte e dois centiares), mediante a apresentação de PRAD devidamente aprovado pelo IBAMA, cuja conclusão deverá se dar em um prazo de 1 (um) ano, contado a partir da aprovação do PRAD pelo órgão ambiental, cujo prazo para apresentação fixo em 90 (noventa) dias. (…) Porque a atitude do requerido lesa o direito transindividual ao meio ambiente equilibrado, condeno-o, ainda, em danos morais coletivos, que fixo em R$ 100.000,00 (cem mil reais), tendo por parâmetro a grande extensão do dano, a repercussão da infração (que prejudicou toda a biota do local), a reprobabilidade da conduta, a condição do requerido e a necessidade de atender à função sancionatória e pedagógica da penalidade. (TRF1, REO: 00004283320094013902, Relatora: Desembargadora Federal Daniele Maranhão Costa, Quinta Turma, data de julgamento: 23/10/2019, publicação: 19/11/2019) (…) Trata-se de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal que pretende a recuperação de danos causados ao meio ambiente pelo requerido.
O Auto de Infração n. 585210-D noticia o desmatamento de 26,025 hectares de floresta nativa, objeto de especial preservação no Município de Brasil Novo – PA, em área federal localizada no Polígono de Desapropriação de Altamira, sem autorização do órgão ambiental competente. (…) Na hipótese, restou comprovado o dano moral coletivo em razão do grave dano ambiental causado pelo desmatamento de área florestal nativa, o que impõe o seu ressarcimento.
Registra-se não haver parâmetro definido para o arbitramento, o que deve ser pautado pelos critérios da razoabilidade e da proporcionalidade que, no caso, enseja a condenação em R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). (TRF1, AC: 00078933120114013900, Relator: Desembargador Federal Carlos Augusto Pires Brandão, Quinta Turma, data de julgamento: 16/12/2021, publicação: PJe 16/12/2021) Como se pode observar, não há um critério muito claro ainda definido, sequer pela jurisprudência, para a aferição do dano moral, sendo que o Ibama entende adequada a fixação do mesmo na metade do valor do quantum estimado para reparação do dano material, seja pequena ou grande a área afetada pelo desmatamento.
Entendo adequado, de minha parte, que o dano moral coletivo sofrido é maior quando a área desmatada é maior, devendo o juiz fixá-lo em importe tão mais gravoso quando mais gravosa for a agressão à Floresta Amazônica, para, tomando por base o valor correspondente ao dano material indicado pelo Ibama, por embasado em estudos técnicos, definir o importe de 50% do equivalente ao dano material como teto máximo para imposição de indenização pelo dano moral coletivo, partindo-se de um patamar de 20%, nos casos de desmatamentos até 20ha.
Assim, considerando-se a extensão do dano e a reprovabilidade da conduta (destruição de vegetação nativa da Floresta Amazônica, considerada patrimônio nacional – art. 225, § 4°, da Constituição), como adequado entendo adequado fixar a título de danos morais coletivos na seguinte proporção em relação ao valor atribuído a título de dano material: Área degradada (ha) Porcentagem aplicado ao dano moral coletivo Acima de 0 até 20 20% 20 a 50 30% 50 a 100 40% 100 a 200 45% Acima de 200 50% Nesse contexto: a) em relação ao requerido OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA, responsável pela degradação de 70,37 há, fixo em 40% do valor atribuído ao dano material, o que corresponde ao valor de R$ 226.774,36, e b) em relação à requerida TATIANA ROCHA DA SILVA, responsável pela degradação de 18,49 há, fixo em 20% do valor atribuído ao dano material, o que corresponde ao valor de R$ 39.723,91.
Por fim, deixo de acolher o pedido de autorização genérica para apreensão, retirada e destruição de qualquer bem móvel ou imóvel existentes na área que estejam impedindo a regeneração natural da floresta ilegalmente desmatada, pois não foi demonstrada a presença de bens ou ocupação de qualquer natureza na área objeto da lide.
Caso os órgãos de controle e fiscalização ambiental constatem futuramente circunstância diversa, poderão adotar as medidas cabíveis para a proteção do meio ambiente, no uso do seu poder de polícia administrativo – caracterizado pela autoexecutoriedade – ou mesmo acionar o Poder Judiciário, se necessário.
Em face ao exposto, JULGO PARCIALMENTE PROCEDENTE a pretensão inicial para CONDENAR os réus - OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA e TATIANA ROCHA DA SILVA, a) a RECUPERAREM as áreas degradadas identificadas na inicial, com a apresentação de Plano de Recuperação Ambiental - PRAD, no prazo de 60 (sessenta) dias, submetendo-o à aprovação e à supervisão do órgão ambiental competente.
Após aprovação pela entidade ambiental, deverá ser implementado pelo requerido no prazo de até 120 (cento e vinte) dias.
Na hipótese de não ser possível a completa recuperação do meio ambiente degradado, com a restituição ao status quo ante, caberá a obtenção da tutela pelo resultado prático equivalente, consistente na implementação de medidas compensatórias adequadas e suficientes, a serem indicadas pela autoridade administrativa competente e submetidas à prévia apreciação deste juízo.
Comprovada a impossibilidade da tutela específica ou a obtenção do resultado prático equivalente, a obrigação será convertida em perdas e danos, nos termos dos artigos 499 e 500 do CPC, a serem determinados em liquidação de sentença, para que seja possível obter o valor mais justo, considerando-se os danos e reflexos ambientais oriundos da prática do desmatamento e despesas relativas às providências para a recuperação.
Os valores serão destinados na forma do art. 13 da Lei n. 7.347/1985. b) Ao pagamento de indenização por dano moral coletivo, na seguinte proporção: 1) OSEIAS RÔMULO PEDRAÇA, em R$ 226.774,36, e 2) TATIANA ROCHA DA SILVA, em R$ 39.723,91.
Os valores serão destinados ao fundo previsto no art. 13 da Lei n. 7.347/1985.
Sem condenação em custas e honorários advocatícios (STJ, Segunda Turma, AgInt no AREsp 873026/SP, DJe de 11/10/2016 e AgInt no REsp 1900610/RS, Rel.
Ministro OG FERNANDES, SEGUNDA TURMA, julgado em 10/05/2021, DJe 18/05/2021).
Caso interposto recurso de apelação, oportunize-se o contraditório.
Após, remetam-se os autos ao egrégio Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Transitada em julgado, intime-se a parte autora para requerer o que entender de direito.
Nada sendo requerido, arquivem-se os autos, com baixa na distribuição.
Porto Velho, data da assinatura eletrônica.
Publique-se.
Registre-se.
Intimem-se.
DIMIS DA COSTA BRAGA Juiz Federal Titular da 5ª Vara Especializada em Matéria Ambiental e Agrária -
08/08/2023 00:00
Intimação
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Rondônia 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJRO PROCESSO: 1001702-22.2017.4.01.4100 CLASSE: AÇÃO CIVIL PÚBLICA (65) POLO ATIVO: INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA e outros POLO PASSIVO:OSEIAS ROMULO PEDRACA e outros REPRESENTANTES POLO PASSIVO: GENIVALDO PEREIRA DE FREITAS - RO2939 DECISÃO Baixo os autos em diligência.
Analisando detidamente os autos, verifico que há questões que necessitam ser esclarecidas.
O desmatamento apontado nos autos decorre de imagens de áreas desmatadas informadas pelo PRODES a partir de 2016.
A requerida TATIANA ROCHA DA SILVA DE FREITAS sustenta em sua contestação a sua ilegitimidade passiva (ID 18910592 - Contestação (PETIÇÃO CONTESTAÇÃO AMBIENTAL), aduzindo que não detinha mais a posse sobre a área desmatada, visto que, vendeu em 2009, parte do lote para o Sr.
Sebastião Honorato Borges.
A despeito disso, torna-se cogente que a requerida comprove que a área decorrente do contrato de cessão de servidão florestal (id 18916947 - CONTRATO) confere com a área indicada na inicial e constante no demonstrativo de alteração na cobertura vegetal (id 3521294 - Documento Comprobatório (Procedimento 1.31.000.001514 2017 15 (1)), devendo para tanto colacionar cartas imagens a fim de ilidir qualquer dúvida.
Ante o exposto, intimem-se: a) A requerida TATIANA ROCHA DA SILVA DE FREITAS para que, no prazo de 15 dias, colacione cartas imagens que comprovem que a área decorrente do contrato de cessão de servidão florestal (id 18916947 - CONTRATO) confere com a área indicada na inicial e constante no demonstrativo de alteração na cobertura vegetal (id 3521294 - Documento Comprobatório (Procedimento 1.31.000.001514 2017 15 (1)), após b) As partes autoras para que, no prazo de 15 dias, manifestem-se de forma específica quanto às cartas imagens e documentos apresentados pela requerida, nas quais indicam que possivelmente o desmatamento apontado nos autos ocorreu ao tempo que não detinha mais responsabilidade sobre a área. c) a defesa constituída do réu Oseias Rômulo Pedraça, do teor da petição id 1734211052 Publique-se.
Intimem-se.
Porto Velho/RO, data da assinatura eletrônica.
DIMIS DA COSTA BRAGA Juiz Federal Titular da 5ª Vara Especializada em Matéria Ambiental e Agrária -
14/04/2023 02:21
Decorrido prazo de INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA em 13/04/2023 23:59.
-
14/04/2023 02:21
Decorrido prazo de TATIANA ROCHA DA SILVA em 13/04/2023 23:59.
-
05/04/2023 01:32
Decorrido prazo de TATIANA ROCHA DA SILVA em 04/04/2023 23:59.
-
05/04/2023 00:30
Decorrido prazo de INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA em 04/04/2023 23:59.
-
04/04/2023 02:27
Decorrido prazo de Ministério Público Federal (Procuradoria) em 03/04/2023 23:59.
-
21/03/2023 09:15
Juntada de petição intercorrente
-
14/03/2023 04:30
Publicado Decisão em 14/03/2023.
-
14/03/2023 04:30
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 14/03/2023
-
13/03/2023 11:54
Juntada de petição intercorrente
-
13/03/2023 00:00
Intimação
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária de Rondônia 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJRO PROCESSO: 1001702-22.2017.4.01.4100 CLASSE: AÇÃO CIVIL PÚBLICA (65) POLO ATIVO: INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA e outros POLO PASSIVO:OSEIAS ROMULO PEDRACA e outros REPRESENTANTES POLO PASSIVO: GENIVALDO PEREIRA DE FREITAS - RO2939 DECISÃO Vieram os autos conclusos para análise das preliminares suscitadas pelas partes rés (IDS 18910592 e 1354428769).
I – Do requerimento de Justiça Gratuita O réu OSEIAS ROMULO PEDRAÇA pleiteia os benefícios da Justiça Gratuita, argumentando não possuir condições de arcar com as custas e despesas processuais sem prejuízo de seu sustento e/ou de sua família.
Considerando-se que o demandado declara não abranger renda suficiente, mostra-se pertinente sua intimação, na forma do art. 99, § 2°, do CPC, para que comprove não ter capacidade econômica para arcar com as custas do processo, assim como com a despesa decorrente da realização da perícia pleiteada.
II – Da alegação de inépcia da petição inicial Segundo o réu OSEIAS ROMULO PEDRAÇA, “Em verdade, os autores não fizeram qualquer verificação para aferir quem teria sido o causador do dano ambiental.
Via de regra, as ações civis públicas ambientais devem ser intentadas com esteio nos elementos coligidos em inquérito civil do Ministério Público ou do processo administrativo do órgão ambiental autuante.
Estes são instruídos com auto de infração, relatório de fiscalização (onde a equipe de fiscalização narra de que forma constatou a prática do ilícito), relatório fotográfico, análise multitemporal da área através de imagens de satélite, a defesa apresentada pelo autuado, dentre outros elementos que permitam auferir o possível responsável pela conduta, nexo, dano e respectiva extensão deste.”.
Rejeito a preliminar de inépcia da inicial, uma vez que da análise da inicial, é perfeitamente compreensível a narrativa dos fatos, bem como sua congruência com a conclusão e pedido, de maneira que seus argumentos acerca da inépcia atacam, na verdade, o mérito da ação.
III – Da não aplicação da inversão do ônus da prova O demandado OSEIAS ROMULO PEDRAÇA, alega que “é notório que litiga de um lado o Ministério Público Federal, instituição que possui número maior de membros e servidores, bem como técnicos especializados e qualificados na matéria em debate.
De outro lado a demandada, pessoas físicas, hipossuficiente financeiramente.”.
Contudo, assiste razão aos autores quanto à inversão do ônus da prova.
O Superior Tribunal de Justiça, na vanguarda da interpretação mais adequada quanto à prova, em tema de direito ambiental, considerando que o encargo probatório pode representar um empecilho processual nas ações ambientais, tem pacífica jurisprudência no sentido de que tal ônus deve ser invertido, transferindo-o ao acusado, cabendo a este comprovar a inexistência do dano ambiental alegado pelo autor ou a ausência de nexo de causalidade.
Nesse sentido: SÚMULA 618.
A inversão do ônus da prova aplica-se às ações de degradação ambiental.
DJe 30.10.2018.
PROCESSUAL CIVIL E AMBIENTAL.
AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.
INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA.
POSSÍVEL NA ESPÉCIE.
REEXAME DO CONJUNTO FÁTICO-PROBATÓRIO.
IMPOSSIBILIDADE.
SÚMULA 7/STJ. 1.
Os princípios poluidor-pagador, reparação in integrum e prioridade da reparação in natura e do favor debilis são, por si sós, razões suficientes para legitimar a inversão do ônus da prova em favor da vítima ambiental. 2.
A agravante não trouxe argumentos aptos à alteração do posicionamento anteriormente firmado. 3.
Para modificar as conclusões da Corte de origem no que toca às peculiaridades da espécie que autorizam a inversão do ônus da prova, seria imprescindível o reexame da matéria fático-probatória da causa, o que é defeso em recurso especial ante o que preceitua a Súmula 7/STJ: "A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial." Precedentes. 4.
Agravo interno a que se nega provimento. (AgInt no AREsp 5007790-44.2013.4.04.0000/PR, Segunda Turma, Rel.
Ministro Og Fernandes, data de julgamento: 04/09/2018, publicação: DJe 11/09/2018).
Com base na súmula 618 do STJ, inverto do ônus da prova, que passa a ser da parte ré.
IV – Da alegação de ilegitimidade passiva Alega a ré TATIANA ROCHA DA SILVA DE FREITAS, “a documentação apresenta que a mesma em nenhum momento concorreu para a autoria dos delitos supostamente apresentados, e o fato típico pode ter sido praticado pelo segundo demandado OSÉIAS ROMULO PEDRAÇA integrante no polo passivo da presente ação.”.
Segundo a jurisprudência do STJ, a legitimidade ad causam deve ser aferida in status assertionis, ou seja, à luz exclusivamente da narrativa constante na petição inicial (AgInt nos Edcl no REsp n. 1.760.178/RS, Rel.
Min.
Antônio Carlos Ferreira, julg. 30/03/2020, Quarta Turma, DJe 01/04/2020).
No presente caso, a parte autora busca responsabilizar, na esfera cível, aquele que alega ter realizado desmatamento ilegal ou obtido benefícios por sua ocorrência.
Para identificação do agente, afirma que “foram utilizados dados públicos dos seguintes bancos de dados: CADASTRO AMBIENTAL RURAL – CAR; SIGEF – INCRA; SNCI – INCRA; TERRA LEGAL; Auto de Infração e Embargo na área (quando possível diante dos recursos disponíveis para o ato)”.
Nesse contexto, fica caracterizada a legitimidade passiva do réu, em virtude da aparente relação de posse com a área objeto da lide.
A alegação de não ter contribuído para o dano ambiental ou obtido vantagens de sua ocorrência confunde-se com o mérito da demanda, devendo ser apreciada em sede de cognição exauriente, mediante exame das provas produzidas pelas partes.
V – Da incorreção do valor da causa Afirmou o requerido que houve equívoco no valor da causa atribuído pelos autores.
Contudo, cumpre ressaltar que a insatisfação do réu com os valores indicados pela parte, por suposta inadequação dos critérios empregados nos cálculos realizados pelos demandantes, diz respeito ao mérito da demanda, sendo inviável sua apreciação no presente estágio processual.
VI– Conclusão REJEITO as preliminares suscitadas pelos requeridos.
DEFIRO a inversão do ônus da prova, conforme fundamentação.
DEFIRO o benefício da justiça gratuita.
No tocante a análise de produção de prova testemunhal requerida, INDEFIRO o pedido, porquanto desnecessária, vez que a matéria debatida nos autos pode ser apreciada apenas por análise documental.
Publique-se.
Intimem-se.
Porto Velho, data da assinatura eletrônica.
DIMIS DA COSTA BRAGA Juiz Federal da 5ª Vara da SJRO, Especializada em Matéria Ambiental e Agrária -
10/03/2023 10:14
Processo devolvido à Secretaria
-
10/03/2023 10:14
Juntada de Certidão
-
10/03/2023 10:14
Expedida/certificada a comunicação eletrônica
-
10/03/2023 10:14
Expedição de Publicação ao Diário de Justiça Eletrônico Nacional.
-
10/03/2023 10:14
Expedição de Publicação ao Diário de Justiça Eletrônico Nacional.
-
10/03/2023 10:14
Outras Decisões
-
17/02/2023 13:07
Conclusos para decisão
-
03/02/2023 21:21
Juntada de manifestação
-
07/12/2022 17:19
Juntada de petição intercorrente
-
30/11/2022 21:23
Juntada de petição intercorrente
-
30/11/2022 09:50
Juntada de petição intercorrente
-
28/11/2022 15:53
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
28/11/2022 15:53
Expedição de Outros documentos.
-
28/11/2022 15:53
Juntada de ato ordinatório
-
25/11/2022 17:57
Juntada de petição intercorrente
-
16/11/2022 18:03
Juntada de petição intercorrente
-
18/10/2022 15:15
Expedida/certificada a intimação eletrônica
-
18/10/2022 15:15
Expedição de Outros documentos.
-
18/10/2022 14:40
Juntada de ato ordinatório
-
11/10/2022 16:10
Juntada de contestação
-
30/08/2022 09:04
Expedida/certificada a comunicação eletrônica
-
29/08/2022 17:06
Processo devolvido à Secretaria
-
29/08/2022 17:06
Proferido despacho de mero expediente
-
29/08/2022 11:19
Conclusos para despacho
-
26/08/2022 22:17
Juntada de procuração
-
05/08/2022 01:21
Decorrido prazo de OSEIAS ROMULO PEDRACA em 04/08/2022 23:59.
-
16/07/2022 02:34
Decorrido prazo de INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS - IBAMA em 15/07/2022 23:59.
-
14/07/2022 17:41
Mandado devolvido entregue ao destinatário
-
14/07/2022 17:41
Juntada de Certidão de devolução de mandado
-
12/07/2022 11:44
Juntada de petição intercorrente
-
11/07/2022 12:45
Recebido o Mandado para Cumprimento
-
05/07/2022 12:15
Expedição de Mandado.
-
29/06/2022 02:14
Processo devolvido à Secretaria
-
29/06/2022 02:14
Juntada de Certidão
-
29/06/2022 02:14
Expedida/certificada a comunicação eletrônica
-
29/06/2022 02:14
Proferido despacho de mero expediente
-
17/06/2022 14:30
Conclusos para despacho
-
17/06/2022 14:30
Processo devolvido à Secretaria
-
17/06/2022 14:30
Cancelada a movimentação processual
-
14/06/2022 17:28
Juntada de Certidão
-
30/03/2022 15:47
Juntada de petição intercorrente
-
29/03/2022 14:22
Juntada de parecer
-
02/03/2022 13:30
Juntada de Certidão
-
02/03/2022 13:30
Expedida/certificada a comunicação eletrônica
-
02/03/2022 13:30
Ato ordinatório praticado
-
02/03/2022 13:29
Processo devolvido à Secretaria
-
02/03/2022 13:29
Cancelada a movimentação processual
-
02/03/2022 13:27
Juntada de Certidão
-
22/02/2022 18:51
Juntada de Certidão
-
23/09/2021 22:22
Mandado devolvido não entregue ao destinatário
-
23/09/2021 22:22
Juntada de Certidão de devolução de mandado
-
18/08/2021 12:41
Juntada de Certidão
-
06/07/2021 17:52
Expedição de Carta precatória.
-
05/07/2021 19:35
Juntada de petição intercorrente
-
05/07/2021 18:57
Juntada de petição intercorrente
-
05/07/2021 14:37
Recebido o Mandado para Cumprimento
-
01/07/2021 17:59
Expedição de Outros documentos.
-
01/07/2021 17:58
Expedição de Mandado.
-
24/06/2021 14:43
Processo devolvido à Secretaria
-
24/06/2021 14:43
Outras Decisões
-
18/05/2021 12:17
Conclusos para decisão
-
05/11/2020 12:46
Juntada de Petição (outras)
-
08/10/2020 09:13
Juntada de Petição intercorrente
-
06/10/2020 12:15
Juntada de Parecer
-
06/10/2020 10:14
Expedição de Outros documentos.
-
17/09/2020 13:55
Proferido despacho de mero expediente
-
15/09/2020 09:55
Conclusos para despacho
-
25/06/2020 16:27
Juntada de petição intercorrente
-
25/06/2020 16:17
Juntada de Petição intercorrente
-
24/06/2020 13:48
Juntada de Parecer
-
15/06/2020 10:25
Expedição de Comunicação via sistema.
-
15/06/2020 10:25
Expedição de Comunicação via sistema.
-
02/06/2020 20:33
Proferido despacho de mero expediente
-
29/05/2020 13:59
Conclusos para despacho
-
29/05/2020 13:58
Juntada de Certidão
-
06/05/2020 12:09
Juntada de Parecer
-
05/05/2020 14:09
Juntada de Petição intercorrente
-
30/04/2020 13:43
Expedição de Comunicação via sistema.
-
30/04/2020 13:43
Expedição de Comunicação via sistema.
-
30/04/2020 13:41
Ato ordinatório praticado
-
24/03/2020 08:38
Juntada de réplica
-
20/03/2020 16:19
Juntada de Petição intercorrente
-
05/03/2020 14:52
Expedição de Comunicação via sistema.
-
05/03/2020 14:52
Expedição de Comunicação via sistema.
-
05/03/2020 14:48
Ato ordinatório praticado
-
18/03/2019 11:20
Juntada de diligência
-
18/03/2019 11:20
Mandado devolvido sem cumprimento
-
11/03/2019 11:56
Recebido o Mandado para Cumprimento pelo Oficial de Justiça
-
08/03/2019 12:41
Expedição de Mandado.
-
15/01/2019 14:36
Ato ordinatório praticado
-
09/01/2019 19:14
Juntada de Certidão
-
26/11/2018 19:13
Juntada de Certidão
-
05/11/2018 16:37
Juntada de contestação
-
19/09/2018 11:03
Juntada de Certidão.
-
18/05/2018 12:43
Expedição de Carta precatória.
-
18/12/2017 18:44
Proferido despacho de mero expediente
-
30/11/2017 15:20
Conclusos para despacho
-
30/11/2017 15:19
Juntada de Certidão.
-
20/11/2017 15:58
Remetidos os Autos da Distribuição a 5ª Vara Federal Ambiental e Agrária da SJRO
-
20/11/2017 15:58
Juntada de Informação de Prevenção.
-
17/11/2017 19:48
Recebido pelo Distribuidor
-
17/11/2017 19:48
Distribuído por sorteio
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
17/11/2017
Ultima Atualização
06/06/2025
Valor da Causa
R$ 0,00
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