TJCE - 0261459-42.2021.8.06.0001
1ª instância - 7ª Vara da Fazenda Publica da Comarca de Fortaleza
Polo Ativo
Polo Passivo
Partes
Advogados
Nenhum advogado registrado.
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
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06/11/2024 10:42
Arquivado Definitivamente
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06/11/2024 10:42
Juntada de Certidão
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06/11/2024 10:42
Transitado em Julgado em 25/10/2024
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04/11/2024 17:38
Determinado o arquivamento
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04/11/2024 11:09
Conclusos para despacho
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25/10/2024 01:16
Decorrido prazo de PROCURADORIA GERAL DO ESTADO em 24/10/2024 23:59.
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15/10/2024 00:50
Decorrido prazo de PROCURADORIA GERAL DE JUSTICA em 14/10/2024 23:59.
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26/09/2024 01:48
Decorrido prazo de ISABELLA ILKIU CARNEIRO em 25/09/2024 23:59.
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05/09/2024 17:19
Mandado devolvido não entregue ao destinatário
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05/09/2024 17:19
Juntada de Petição de diligência
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04/09/2024 00:00
Publicado Intimação da Sentença em 04/09/2024. Documento: 101739401
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03/09/2024 12:52
Recebido o Mandado para Cumprimento
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03/09/2024 00:00
Intimação
PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ Comarca de Fortaleza 7ª Vara da Fazenda Pública (SEJUD 1º Grau) Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhaes nº 220, Água Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8878, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected] SENTENÇA PROCESSO Nº 0261459-42.2021.8.06.0001 CLASSE MANDADO DE SEGURANÇA CÍVEL (120) ASSUNTO [Multas e demais Sanções] IMPETRANTE: TERABYTESHOP RJ COMERCIO DE PRODUTOS DE INFORMATICA LTDA PROCURADORIA GERAL DE JUSTICA e outros (3) Trata-se de Mandado de Segurança com Pedido Liminar impetrado por TERABYTE ATACADO E VAREJO DE PRODUTOS DE INFORMATICA LTDA., em face de ato do PROMOTOR DE JUSTIÇA do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ - PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR (PROCON CE/DECON), objetivando, em síntese, a nulidade do Processo Administrativo n° F.A. 23.001.001.20-0002740 - CIP nº 0002740/2300100120, com a consequente desconstituição da multa aplicada, no importe de 2.000 UFIRCE, ou subsidiariamente, a redução da referida multa.
Aduz a impetrante que o consumidor Reginaldo Almeida dos Santos registrou reclamação junto ao DECON, alegando ter realizado uma compra junto a empresa impetrante (Pedido nº 2749212), cujo objeto era um "Computador T-Gamer Plataforma AMD Ryzen 3000 (Full Custom), e que, ao receber o produto, percebeu que este era divergente do adquirido.
Assevera haver sido surpreendida por decisão administrativa do órgão de defesa ao consumidor, havendo sido notificada a respeito da decisão e sanção imposta, tendo então apresentado recurso administrativo, contudo negado.
Sustenta não ter sido oportunizado plenamente o direito de defesa, já que a decisão considerou a sua revelia pelo não comparecimento e não apresentação de defesa na audiência virtual designada para o dia 27/11/2020, porém não houve a necessária notificação para o referido ato, já que conforme o A.R., a notificação fora recepcionada em 13/11/2020 por "Edna Maciel", pessoa que não integra e nunca integrou o quadro de funcionários da Impetrante.
Instrui a inicial com documentos (id. 38132651 - 38132668).
Despacho de reserva em id. 38132647.
Devidamente notificado, o Estado do Ceará apresenta informações em id. 63773342, aduzindo, em suma a regularidade do processo administrativo; a impossibilidade do Poder Judiciário adentrar no mérito administrativo e obediência ao devido processo legal administrativo, bem como a proporcionalidade e razoabilidade.
Parecer do Ministério Público em id. 71407130, opinando pela denegação da ordem. É o que importa relatar.
Decido.
O Presente mandamus possui como desiderato que seja declarado nulo o Processo Administrativo n° F.A. 23.001.001.20-0002740 - CIP nº 0002740/2300100120, com a consequente desconstituição da multa aplicada, no importe de 2.000 UFIRCE.
Pois bem.
Inicialmente, destaca-se a competência do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor-DECON, para, consoante disposição do art.4º, inciso II da Lei Complementar nº 30/2002, aplicar sanções administrativas àqueles que buscam impor economicamente no mercado de consumo.
Vejamos: Art.4º - Ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - DECON, no âmbito do Estado do Ceará, compete exercer as atribuições previstas nos artigos 3º e 4º do Decreto nº 2.181/97: (…) II - fiscalizar as relações de consumo, aplicando as sanções administrativas previstas na Lei nº 8.078, de 1990, e em outras normas pertinentes à Defesa do Consumidor. A matéria já foi enfrentada pelos Tribunais.
Vejamos: EMENTA: CONSUMIDOR.
ADMINISTRATIVO.
MULTA APLICADA PELO PROCON.
REQUISITOS PARA APLICAÇÃO DA MULTA.
SÚMULA 7/STJ. 1.
A sanção administrativa prevista no art. 57 do Código de Defesa do Consumidor é legitimada pelo poder de polícia (atividade administrativa de ordenação) que o Procon detém para cominar multas relacionadas à transgressão dos preceitos da Lei n. 8.078/1990. 2.
A proporcionalidade do valor da referida multa administrativa foi graduada com base no contingenciamento substancial (na gravidade da infração, na eventual vantagem auferida e na condição econômica do fornecedor), de sorte que sua revisão implicaria reexame do conjunto fático-probatório dos autos, atraindo a incidência da Súmula 7/STJ.
Agravo regimental improvido. (AgRg no AREsp 386.714/ES, Rel.
Ministro HUMBERTO MARTINS, SEGUNDA TURMA, julgado em 21/11/2013, DJe 02/12/2013). EMENTA: ADMINISTRATIVO.
RECURSO ESPECIAL.
PODER DE POLÍCIA.
APLICAÇÃO DE MULTA PELO PROCON À EMPRESA PÚBLICA FEDERAL.
POSSIBILIDADE. 1.
O acórdão recorrido está em total harmonia com a jurisprudência desta Corte no sentido de que o PROCON tem competência para aplicar multa à Caixa Econômica Federal em razão de infrações às normas do Código de Defesa do Consumidor, independente da atuação do Banco Central do Brasil. 2.
Recurso especial não provido. (REsp 1366410/AL, Rel.
Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 19/09/2013, DJe 26/09/2013). Conforme previsto no art. 37 da Constituição Federal de 1988, a Administração Pública direta e indireta de qualquer Poderes da União, dos Estados, do distrito Federal e dos Municípios, deve respeitar e obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
De forma a atender o interesse público, que é a finalidade maior da Administração Pública, a lei confere mecanismos para que, independentemente dos demais poderes, a Administração possa atuar, conforme os princípios acima citados, dotada de poderes vinculados e discricionários.
A respeito do controle jurisdicional do processo administrativo, a jurisprudência dos Tribunais Superiores é no sentido de que estaria restrita à possibilidade de verificar a legalidade do ato, o cumprimento da regularidade do procedimento, a verificação do atendimento dos princípios do contraditório e da ampla defesa, sem jamais coadunar com permissão ao Poder Judiciário para adentrar no mérito administrativo a fim de aferir o grau de conveniência e oportunidade, a corroborar: EMENTA: DIREITO CONSTITUCIONAL e ADMINISTRATIVO.
PROCESSO ADMINISTRATIVO.
ILEGALIDADE.
INEXISTÊNCIA.
SANÇÃO ADMINISTRATIVA IMPOSTA PELO PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR (DECON).
COMPATIBILIDADE COM O ORDENAMENTO JURÍDICO E COM OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A MATÉRIA.
INTELIGÊNCIA DO ART. 5º, LIV E LV, DA CRFB/88 E DO ART. 4º DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL Nº 30.
IMPOSSIBILIDADE DE ANÁLISE PELO PODER JUDICIÁRIO DO MÉRITO ADMINISTRATIVO.
OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES.
INTELIGÊNCIA DO ART. 2º DA CRFB/88.
APELAÇÃO CONHECIDA E IMPROVIDA.
SENTENÇA MANTIDA. 1.
A Constituição Federal vigente prevê, em seu art. 5º, LIV e LV, os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, que regem o processo instaurado em âmbito administrativo. 2.
Não perdendo de vista os princípios que orientam o desenvolvimento de processo administrativo, a legislação infraconstitucional prevê regras que devem ser observadas para o seu desenvolvimento válido, a depender do que estabelecem as normas de cada Ente federativo, vez que a competência para legislar sobre processo administrativo é autônoma. 3.
No caso em tela, deve ser observado o disposto na Lei Complementar Estadual nº 30, que, em seu art. 4º, estabelece ser o DECON competente para a aplicação de sanções administrativas em decorrência de infrações cometidas no contexto das relações de consumo. 4.
No mais, estando o processo administrativo em conformidade com os princípios que regem a matéria, em especial o do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, e com o ordenamento jurídico como um tudo, inclusive quanto ao cumprimento da regularidade do procedimento, confirma-se a sua legalidade. 5.
A análise do mérito administrativo, ou seja, a verificação da conveniência e oportunidade que impulsionaram a atuação administrativa discricionária, não é passível de ser realizada no âmbito do Judiciário, nos termos do princípio da separação dos poderes, consubstanciado no art. 2º da Constituição da República. 6.
Apelação conhecida e improvida.
Sentença mantida. (TJCE, Apelação Cível nº Órgão julgador: 6ª Câmara Cível, Desembargadora Relatora: MARIA VILAUBA FAUSTO LOPES, Data do julgamento: 08/07/2015). EMENTA: APELAÇÃO CÍVEL.
AÇÃO ANULATÓRIA C/C TUTELA DE URGÊNCIA.
MULTA.
PROCON.
PROCESSO ADMINISTRATIVO.
OBSERVÂNCIA DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA.
IMPOSSIBILIDADE DE EXAME DO MÉRITO ADMINISTRATIVO PELO PODER JUDICIÁRIO.
RAZOABILIDADE DA MULTA APLICADA.
PREQUESTIONAMENTO. 1.
Tem o PROCON, como integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, a competência para receber reclamações, instaurar procedimentos administrativos e aplicar as sanções previstas nas leis consumeristas, não havendo que se falar em nulidade do ato administrativo respectivo, mormente porque não compete ao Judiciário a análise do mérito do processo administrativo, devendo este averiguar, tão somente, a legalidade de sua condução. 2. À luz do art. 57 do CDC, a fixação de penalidade pecuniária deve levar em conta a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, respeitando, ainda, os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, como no caso. 3.
O prequestionamento necessário ao ingresso nas instâncias especial e extraordinária não exige que o acórdão recorrido mencione expressamente os artigos indicados pelas partes, já que se trata de exigência referente ao conteúdo, e não à forma.
Apelação cível desprovida. (TJ-GO Apelação(CPC): 01150836520128090051, Relator: ZACARIAS NEVES COELHO, Data de Julgamento: 17/02/2019, 2ª Câmara Cível, Data de Publicação: DJ de 17/02/2019). CONSTITUCIONAL.
ADMINISTRATIVO.
PROCESSUAL CIVIL.
CONSUMIDOR.
APELAÇÃO CÍVEL.
AÇÃO ANULATÓRIA.
PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - DECON.
INEXISTÊNCIA DE VÍCIOS QUE JUSTIFIQUEM A INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NO MÉRITO ADMINISTRATIVO, CABÍVEL APENAS EM CASOS DE MANIFESTA ILEGALIDADE, O QUE NÃO FOI VERIFICADO NO CASO CONCRETO.
CONTROLE FINALÍSTICO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS QUE NÃO OBSTA A IMPOSIÇÃO DE MULTA PELOS ÓRGÃOS DE CONTROLE CONSUMERISTAS.
EXISTÊNCIA DE ACORDO EXTRAJUDICIAL QUE NÃO EXCLUI A INCIDÊNCIA DE SANÇÃO ADMINISTRATIVA.
PRECEDENTE DO STJ.
PRECEDENTES DO TJCE.
RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL CONHECIDO E DESPROVIDO.
SENTENÇA MANTIDA.
HONORÁRIOS SUCUMBENCIAIS MAJORADOS (ART. 85, §§8º E 11 DO CPC/15). 1.O cerne da presente querela consiste em analisar a possibilidade ou não da intervenção do Poder Judiciário para apreciar questão que envolve o controle do mérito administrativo estatal, consubstanciado em ato administrativo que aplicou penalidade ao ora recorrente. 2.
A competência do DECON para a aplicação das sanções ora discutidas encontra-se prevista nos termos do art. 4º, II, da Lei Complementar Estadual nº 30/2002, que criou o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - DECON. 3.
A aplicação de penalidades administrativas pelo Programa Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor - DECON consiste em exercício regular do poder de polícia conferido pela legislação à administração.
Nesse caso, o Poder Judiciário somente está autorizado a rever o ato administrativo que aplicou a penalidade nos casos em que se constatar descumprimento de questões formais do processo administrativo e quando presente patente ilegalidade, se o procedimento instaurado não tiver observado, por exemplo, os direitos e as garantias individuais constitucionais, como o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal (incisos LIV e LV do art. 5º da CF/88), além dos procedimentos estabelecidos na lei de regência (Lei 8.078/1990). 4.
No presente processo, não se vislumbra qualquer desvio do DECON quanto às garantias constitucionais, quanto ao cumprimento da legalidade do procedimento ou quanto à proporcionalidade da sanção administrativa cominada. 5.
Ademais, não vejo procedência na alegação quanto à incompetência para aplicação da multa, por já haver a fiscalização por parte das Agências Reguladoras.
Em verdade, tratam-se de atividades completamente distintas.
Ora, os órgãos de proteção ao consumidor visam coibir práticas abusivas por parte dos fornecedores de produtos e serviços.
Em contrapartida, as Agências Reguladoras praticam um controle finalístico, de eficiência, com o objetivo de aferir se as entidades se enquadram no perfil estabelecido nas diretrizes do governo.
Desta feita, a atividade de controle exercido pelas Agências Reguladoras em nada obstam a imposição de multa pelos órgãos competentes, nos limites das suas competências. 6.
Não se olvida o fato aventado pela parte apelante de que fora realizado acordo em âmbito extrajudicial entre as partes litigantes, motivo pelo qual, no seu entender, restaria incabível a sanção administrativa aplicada.
Ocorre que o entendimento prevalecente no Superior Tribunal de Justiça aponta para o sentido contrário, ou seja, para a Corte Cidadã, a perfectibilização de acordo entre o consumidor e o respectivo fornecedor não obsta a incidência de sanção administrativa.
Precedentes do STJ e do TJCE. 7.
Recurso de Apelação conhecido e desprovido.
Honorários sucumbenciais majorados para o importe de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Art. 85, §§8º e 11 do CPC/15." (TJCE, Relator Des.
PAULO FRANCISCO BANHOS PONTE; Comarca: Fortaleza; Órgão julgador: 4ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária; Data do julgamento: 28/06/2021; Data de registro: 29/06/2021). No mesmo sentido, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, em Direito Administrativo, 2012, p. 811, Ed.
Atlas, afirma que: O Poder Judiciário pode examinar os atos da Administração Pública, de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados os discricionários, mas sempre sob o aspecto da legalidade(…). (Destaque nosso). O mesmo é o ensinamento do Prof.
José dos Santos Carvalho Filho: O controle judicial sobre os atos da Administração é exclusivamente de legalidade.
Significa dizer que o Judiciário tem o poder de confrontar qualquer ato administrativo com a lei ou com a Constituição e verificar se há ou não compatibilidade normativa.
Se o ato for contrário à lei ou à Constituição, o Judiciário declarará sua invalidação de modo a não permitir que continue produzindo efeitos ilícitos. - Manual de Direito Administrativo, 2012, p. 1004, Ed.
Atlas. (Destaque nosso). No presente caso, não se vê qualquer ofensa ao princípio do devido processo legal decorrente da aplicação da vergastada sanção administrativa.
Ora, conforme se pode constatar dos documentos coligidos aos autos, o DECON devidamente fundamentou suas decisões, mencionando a infração praticada pelo promovente.
Ademais, foi garantido à parte autora a possibilidade de oferecer em todas as fases do referido processo administrativo, sendo devidamente intimada dos atos de julgamento, conforme se pode verificar (id. 38132659), mandado de notificação da decisão administrativa e prazo para apresentação de recurso, o que no caso, foi realizado, havendo o JUREDECON mantido a decisão proferida em primeira instância administrativa.
Assim, foi assegurado o devido processo legal, consubstanciado nos princípios da ampla defesa e do contraditório.
Desta forma, não obstante argumentos de ausência de notificação para comparecimento em audiência de conciliação, dada a notificação haver sido encaminhada na época da pandemia provocada pelo coronavírus, e ainda recebida por pessoa estranha ao quadro de funcionários, entendo não haver qualquer contrariedade ao princípio constitucional do devido processo legal no contencioso administrativo que culminou na imputação da penalidade ora combatida, isso porque, a pessoa que alega ser desconhecida, a senhora Edna Maciel - doc. identificação n° 6219073-6, é a mesma pessoa que recebeu a notificação entregue pelos Correios, no endereço da requerente, na data de 14/02/2020 (id. 38132658, fls. 7), referente a abertura de reclamação/instauração de processo administrativo.
Portanto, estranho o argumento de ausência de notificação para comparecimento em audiência de conciliação, já que está foi recebida pela mesma Edna Maciel - doc. identificação n° 6219073-6 (id. 38132658, fls. 11) Não longe disso, como bem pontua o Ministério Público em parecer (id. 71407130), "a jurisprudência firmou entendimento de ser válida a citação/notificação de pessoa jurídica, pela via postal, quando recebida por simples empregado da empresa, presumidamente autorizado para tanto". AGRAVO DE INSTRUMENTO.
LOCAÇÃO DE IMÓVEL.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA.
NULIDADE DA CITAÇÃO POSTAL NÃO VERIFICADA.
CARTA DE CITAÇÃO ENVIADA AO ENDEREÇO DA EMPRESA REQUERIDA E CONSTANTE DE SUA FICHA CADASTRAL.
APLICABILIDADE DA TEORIA DA APARÊNCIA QUE RECONHECE A VALIDADE DA CITAÇÃO POSTAL, EM SE TRATANDO DE PESSOA JURÍDICA, E RECEBIDA POR PESSOA QUE SE ENCONTRAVA NO LOCAL, SEM QUALQUER RESSALVA.
DECISÃO AGRAVADA MANTIDA.
Agravo de instrumento improvido. (TJ-SP - AI: 20730921120228260000 SP 2073092-11.2022.8.26.0000, Relator: Cristina Zucchi, Data de Julgamento: 28/06/2022, 34ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 28/06/2022) Portanto, ao meu sentir, como já apontado, entendo observado o devido processo legal, sendo os argumentos de defesa prontamente enfrentados.
No tocante aos valores fixados a título de penalidade, entendo que a multa deve pautar-se em critérios objetivos, ser razoável e proporcional, de modo a cumprir a sua função social, qual seja, punir e educar o infrator.
A Lei Complementar Estadual nº 30/2002, estabelece as normas gerais de aplicação das sanções administrativas previstas no CDC: Art. 1º.
Fica criado, na forma desta Lei, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - DECON, órgão integrante das Promotorias de Justiça do Consumidor, nos termos previstos na Constituição do Estado do Ceará, para fins de aplicação das normas estabelecidas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Defesa do Consumidor e na legislação correlata às relações de consumo, especialmente o Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997 - Organiza o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. […] Art. 14.
A inobservância das normas contidas na Lei nº 8.078 de 1990, Decreto nº 2.181 de 1997 e das demais normas de defesa do consumidor, constitui prática infrativa e sujeita o fornecedor às penalidades da Lei 8.078/90, que poderão ser aplicadas pelo Secretário-Executivo, isolada ou cumulativamente, inclusive de forma cautelar, antecedente ou incidente a processo administrativo, sem prejuízo das de natureza cível, penal e das definidas em normas específicas.
Parágrafo único.
As penalidades de que trata o caput serão aplicadas pelo Secretário-Executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - DECON, sem prejuízo das atribuições do órgão normativo ou regulador da atividade, na forma e termos da Lei 8.078/90 e do Decreto nº 2.181/97. […] Art. 23.
A decisão administrativa conterá relatório dos fatos, o respectivo enquadramento legal e, se condenatória, a natureza e gradação da sanção administrativa. § 1º.
O Secretário-Executivo ou a autoridade julgadora, antes de julgar o feito, apreciará a defesa e as provas produzidas pelas partes, não estando vinculadas ao relatório de sua consultoria jurídica, assessoria ou órgão similar. § 2º.
Julgado o processo e sendo cominada sanção administrativa de multa, cumulativa ou isoladamente, será o infrator notificado para efetuar seu recolhimento no prazo de dez dias ou apresentar recurso. § 3º.
Em caso de provimento do recurso, os valores recolhidos serão devolvidos ao recorrente na forma estabelecida pelo ordenamento jurídico. Com efeito, regula os termos do artigo 57 do CDC, que assim dispõe: Art. 57.
A pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, será aplicada mediante procedimento administrativo, revertendo para o Fundo de que trata a Lei nº 7.347, de 24 de julho de 1985, os valores cabíveis à União, ou para os Fundos estaduais ou municipais de proteção ao consumidor nos demais casos.
Parágrafo único.
A multa será em montante não inferior a duzentas e não superior a três milhões de vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência (Ufir), ou índice equivalente que venha a substituí-lo. No caso dos autos, depreende-se que a decisão administrativa, que findou na aplicação de multa em montante corresponde à 2.000 (dois mil) UFIRCEs, restou devidamente fundamentada.
Nesse contexto, estando dentro do limite de duzentas a três milhões definido pelo Código de Defesa do Consumidor, entendo razoável o quantum estabelecido.
Desta forma, por entender ser impossível ao Poder Judiciário verificar, quanto ao mérito, os atos do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, como também por não vislumbrar qualquer motivo que viabilize a nulidade da multa imposta, entendo que a súplica inicial não deve prosperar.
Diante do exposto, considerando a ausência de direito líquido e certo a amparar o pleito da impetrante, posto que inexistente qualquer ilegalidade no ato vergastado, DENEGO A SEGURANÇA, julgando improcedente os pedidos da ação, o que faço com base no art. 487, I, do Código de Processo Civil.
Sem custas, nem pagamento de honorários advocatícios, na forma do art. 25, da Lei nº 12.016/2009.
Transitado em julgado este decisum, arquivem-se os autos com a devida baixa na distribuição.
Publique-se.
Registre-se.
Intime-se Fortaleza/CE, data da assinatura digital. Juiz de Direito -
03/09/2024 00:00
Disponibilizado no DJ Eletrônico em 03/09/2024 Documento: 101739401
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02/09/2024 14:57
Juntada de Petição de petição
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02/09/2024 11:49
Expedida/certificada a comunicação eletrônica Documento: 101739401
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02/09/2024 11:49
Expedição de Mandado.
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02/09/2024 11:49
Expedida/certificada a intimação eletrônica
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28/08/2024 13:43
Denegada a Segurança a TERABYTESHOP RJ COMERCIO DE PRODUTOS DE INFORMATICA LTDA - CNPJ: 07.***.***/0001-18 (IMPETRANTE)
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09/08/2024 15:35
Conclusos para julgamento
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09/08/2024 15:34
Cancelada a movimentação processual Conclusos para despacho
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31/10/2023 11:09
Juntada de Petição de petição
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19/10/2023 18:51
Expedição de Outros documentos.
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26/09/2023 13:52
Proferido despacho de mero expediente
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18/09/2023 09:25
Conclusos para despacho
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23/08/2023 02:23
Decorrido prazo de PROCURADORIA GERAL DO ESTADO em 22/08/2023 23:59.
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06/07/2023 09:25
Juntada de Petição de petição
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30/06/2023 08:52
Expedição de Outros documentos.
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21/06/2023 14:40
Convertido(a) o(a) Julgamento em Diligência
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25/10/2022 10:55
Conclusos para decisão
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24/10/2022 00:57
Mov. [20] - Migração de processo do Sistema SAJ, para o Sistema PJe: Remessa
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29/08/2022 15:27
Mov. [19] - Concluso para Decisão Interlocutória
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22/06/2022 10:36
Mov. [18] - Petição: Nº Protocolo: WEB1.22.02178556-4 Tipo da Petição: Pedido de Liminar/Antecipação de Tutela Data: 22/06/2022 10:25
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17/03/2022 06:58
Mov. [17] - Concluso para Decisão Interlocutória
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16/02/2022 18:25
Mov. [16] - Petição: Nº Protocolo: WEB1.22.01888291-0 Tipo da Petição: Petições Intermediárias Diversas Data: 16/02/2022 18:13
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09/01/2022 11:23
Mov. [15] - Petição: Nº Protocolo: WEB1.22.01300886-4 Tipo da Petição: Parecer do Ministério Público Data: 09/01/2022 11:17
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08/11/2021 15:23
Mov. [14] - Concluso para Despacho
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23/10/2021 12:13
Mov. [13] - Certidão emitida
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23/10/2021 12:13
Mov. [12] - Documento
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23/10/2021 11:58
Mov. [11] - Documento
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21/10/2021 11:33
Mov. [10] - Petição: Nº Protocolo: WEB1.21.02385829-0 Tipo da Petição: Petições Intermediárias Diversas Data: 21/10/2021 11:01
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14/10/2021 10:03
Mov. [9] - Expedição de Mandado: Mandado nº: 001.2021/159010-0 Situação: Cumprido - Ato positivo em 23/10/2021 Local: Oficial de justiça - Jamile Andrade Xavier
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16/09/2021 13:18
Mov. [8] - Certidão emitida
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16/09/2021 13:18
Mov. [7] - Documento
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16/09/2021 13:11
Mov. [6] - Documento
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13/09/2021 09:51
Mov. [5] - Expedição de Mandado: Mandado nº: 001.2021/159016-0 Situação: Cumprido - Ato positivo em 16/09/2021 Local: Oficial de justiça - Jamile Andrade Xavier
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10/09/2021 16:24
Mov. [4] - Documento Analisado
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06/09/2021 16:29
Mov. [3] - Mero expediente [Obs: Anexo da movimentação em PDF na aba Documentos.]
-
03/09/2021 19:32
Mov. [2] - Conclusão
-
03/09/2021 19:32
Mov. [1] - Processo Distribuído por Sorteio
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
03/09/2021
Ultima Atualização
06/11/2024
Valor da Causa
R$ 0,00
Detalhes
Documentos
DECISÃO • Arquivo
INTIMAÇÃO DA SENTENÇA • Arquivo
INTIMAÇÃO DA SENTENÇA • Arquivo
INTIMAÇÃO DA SENTENÇA • Arquivo
SENTENÇA • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DESPACHO • Arquivo
DESPACHO DE MERO EXPEDIENTE • Arquivo
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