TRF2 - 5004783-92.2025.4.02.5104
1ª instância - 1ª Vara Federal de Volta Redonda
Polo Ativo
Polo Passivo
Advogados
Nenhum advogado registrado.
Movimentações
Todas as movimentações dos processos publicadas pelos tribunais
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02/08/2025 01:08
Decorrido prazo - Refer. ao Evento: 17
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30/07/2025 11:43
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 13
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28/07/2025 23:59
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 13
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28/07/2025 14:11
Juntada de Petição
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25/07/2025 20:32
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 12
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25/07/2025 20:32
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 5
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22/07/2025 12:58
Juntada de Petição - Refer. ao Evento: 14
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22/07/2025 12:58
Confirmada a intimação eletrônica - Refer. ao Evento: 14
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22/07/2025 02:02
Publicado no DJEN - no dia 22/07/2025 - Refer. ao Evento: 12
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21/07/2025 02:01
Disponibilizado no DJEN - no dia 21/07/2025 - Refer. ao Evento: 12
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21/07/2025 00:00
Intimação
MANDADO DE SEGURANÇA CÍVEL Nº 5004783-92.2025.4.02.5104/RJ IMPETRANTE: GABRIEL BARBOSA DOS SANTOSADVOGADO(A): ALANA MACHADO DA CUNHA LOPES (OAB RJ224964) DESPACHO/DECISÃO I – Trata-se de mandado de segurança, com pedido de liminar, impetrado por GABRIEL BARBOSA DOS SANTOS em face de GERENTE EXECUTIVO - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS - BARRA MANSA a fim de que seja determinado à autoridade que analise o requerimento administrativo de auxílio - acidente. Narra o impetrante que requereu processo administrativo com a finalidade de concessão de uxílio - acidente junto à autarquia ré em 28/10/2024, sob o nº 1752188181.
Porém, até a presente data a autarquia ré não apresentou qualquer manifestação ou decisão administrativa sobre o pleito. É o relatório.
Decido II - DEFIRO a gratuidade de justiça requerida, dada a presunção de hipossuficiência econômica da pessoa física pela simples declaração (art. 99, § 3o, do CPC/). III - Do pedido de liminar. Conforme prevê o art. 1º da Lei 12.016/2009, “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por ‘habeas corpus’ ou ‘habeas data’, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça”.
A medida liminar em sede mandamental pressupõe a ocorrência de determinados requisitos autorizadores, quais sejam, a relevância do fundamento do pedido, ou seja, probabilidade de existência do direito invocado pelo demandante, com prova pré-constituída (fumus boni iuris), bem como o risco de ineficácia da sentença, gerando perigo para o direito da parte (periculum in mora).
Assim, a concessão de liminar somente pode ser adotada quando presentes requisitos mínimos justificadores do adiantamento do provimento final, de forma que a parte impetrante, violada em seu direito, não sofra as consequências da demora na prestação jurisdicional e também para garantir que, ao final, seja a tutela útil àquele que a buscou. No presente caso, em um juízo de cognição sumária, não vislumbro flagrante ilegalidade do ato ou abusividade por parte da Administração Pública, pois não se sabe, por ora, se há uma justificativa razoável para o atraso na análise no processo administrativo, tal como acúmulo de serviço, greves, ausência de pessoal, ou mesmo motivo atribuível à parte Impetrante (falta de apresentação de documentos, por exemplo).
Longe de minimizar o consagrado direito à razoável duração do processo.
Todavia, não vislumbro, em sede de tutela de urgência, direito subjetivo sob risco imediato ou circunstância que represente ameaça ao resultado útil do processo.
Dessa forma, não vejo razões para, neste momento processual, privilegiar a noção subjetiva de urgência em prejuízo ao princípio do contraditório.
Ante o exposto, indefiro o pedido liminar.
Intimem-se as partes desta decisão. IV - Na oportunidade, notifique-se a autoridade impetrada, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, apresente as informações que julgar necessárias.
Intime-se a Procuradoria responsável pela representação judicial da pessoa jurídica à qual vinculada a autoridade coatora, para que, querendo, ingresse no feito.
Remetam-se os autos ao Ministério Público Federal para fins do art. 12 da Lei 12.016/09.
Tudo feito, tornem-me conclusos -
18/07/2025 16:31
Juntada de mandado cumprido - Refer. ao Evento: 15
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18/07/2025 16:25
Recebido o Mandado para Cumprimento pelo oficial de justiça - Refer. ao Evento: 15
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18/07/2025 14:16
Expedição de Mandado - RJVRESECMA
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18/07/2025 12:39
Expedida/certificada a intimação eletrônica
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18/07/2025 12:39
Expedida/certificada a intimação eletrônica
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18/07/2025 12:39
Expedida/certificada a intimação eletrônica
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18/07/2025 12:39
Não Concedida a Medida Liminar
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18/07/2025 12:23
Conclusos para decisão/despacho
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18/07/2025 02:00
Publicado no DJEN - no dia 18/07/2025 - Refer. ao Evento: 5
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16/07/2025 17:07
Redistribuído por sorteio em razão de incompetência - (RJVRE05F para RJVRE01F)
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16/07/2025 17:06
Alterado o assunto processual - De: Auxílio-Acidente (Art. 86) - Para: Auxílio-invalidez
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16/07/2025 02:05
Disponibilizado no DJEN - no dia 16/07/2025 - Refer. ao Evento: 5
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15/07/2025 20:10
Expedida/certificada a intimação eletrônica - Despacho/Decisão
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15/07/2025 20:10
Despacho
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15/07/2025 14:20
Conclusos para decisão/despacho
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10/07/2025 23:28
Autos incluídos no Juízo 100% Digital
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10/07/2025 23:28
Distribuído por sorteio
Detalhes
Situação
Ativo
Ajuizamento
16/07/2025
Ultima Atualização
18/07/2025
Valor da Causa
R$ 0,00
Documentos
DESPACHO/DECISÃO • Arquivo
DESPACHO/DECISÃO • Arquivo
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